Programa de Reanimação Pediátrica da SBP forma primeira turma de instrutores em Suporte Básico de Vida no Amazonas

A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), em parceria com o projeto ReanimAÇÃO, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), promoveu a primeira formação de instrutores em Suporte Básico de Vida.  Com o fim do processo, se consolida o primeiro sítio de treinamento oficial credenciado pela American Heart Association (AHA) de Basic Life Support (BLS, sigla em inglês) na Região Norte (o sexto do Brasil), por meio do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O curso é teórico-prático e interativo, utilizando vídeos e práticas ministradas em manequins desenvolvidos especialmente para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar com feedback, onde o próprio participante do curso consegue visualizar o seu desempenho em tempo real sob supervisão do instrutor.

Entre os participantes estavam cinco alunos de projetos de extensão da Ufam, pediatras e professores de medicina e enfermagem da mesma instituição. A proposta é alavancar o BLS com cursos mensalmente na sede da Saped, que conta com uma infraestrutura para treinamentos dessa natureza. Também se avalia a possibilidade de estender os treinamentos, em futuro próximo, ao público leigo, ou seja, os não profissionais de saúde.

O evento, realizado na sede da Saped, nos dias 10 e 11 de novembro, foi organizado e proposto pelo dr. Alexandre Miralha, coordenador do Programa de Reanimação Pediátrica da SBP no estado do Amazonas. Ele também é professor da Universidade Federal do Amazonas e vem atuando na região por meio treinamentos constantes em escolas, empresas e em comunidades desde 2014.

Segundo dr. Alexandre Miralha, a certificação de alunos do curso de medicina dará um salto de qualidade e proficiência aos participantes que já vem trabalhando com a proposta. “A partir de agora, os participantes do curso estarão oficialmente certificados através da SBP, que é um centro de treinamento da AHA para BLS e PALS”.

“O principal objetivo do curso é dar mais habilidades aos profissionais de saúde em ressuscitação cardiopulmonar de bebês, crianças, adolescentes e adultos em parada cardiorrespiratória, seja em ambiente intra ou extra-hospitalar”, ressalta dr. Miralha.  A coordenadora nacional do BLS pela SBP, dra. Valéria Bezerra, do Recife (PE), que ajudou na formação de 12 instrutores locais para dar início ao ciclo de capacitação em Suporte Básico de Vida, acompanhou a atividade. (*Com informações da Saped)