Está prorrogada até o próximo dia 12 de maio a votação da segunda fase do “Prêmio Euro 2020 – Inovação na Saúde”, iniciativa patrocinada pela Eurofarma no intuito de incentivar a comunidade médica do Brasil na busca por soluções inovadoras com resultados e ganhos para a qualidade de vida e bem-estar da população do País. Entre os cerca de 100 concorrentes desta etapa, constam projetos capitaneados por especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Todos os médicos em atuação no País estão aptos a votar, sendo possível a cada eleitor selecionar até 11 projetos. A partir do dia 28 de maio, na terceira fase, caberá novamente à comunidade médica eleger um grande vencedor entre as 11 iniciativas mais votadas. No total, serão dez prêmios de 50 mil euros e um prêmio de 500 mil euros para o grande vencedor.
CLIQUE AQUI PARA VOTAR NOS CONCORRENTES
IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS - O projeto desenvolvido pelo Laboratório de Imunologia Humana da Universidade de São Paulo (USP) e capitaneado pelo presidente do Departamento Científico de Imunologia Clínica da SBP, dr. Antônio Condino-Neto, sobre “Rastreamento das Imunodeficiências Primárias no Teste do Pezinho Estendido” é um dos indicados ao “Prêmio Euro 2020 – Inovação na Saúde”.
De acordo com o pediatra, a iniciativa consiste num teste de imunidade para recém-nascidos, que funciona como complemento tecnológico ao já conhecido Teste do Pezinho. O objetivo é identificar de maneira precoce a existência de imunodeficiências, atualmente denominadas Erros Inatos da Imunidade (EII), um grupo de patologias que compreendem mais de 360 doenças.
“As manifestações dos EII são caracterizadas por infecções de repetição de início precoce e evolução catastrófica. Há susceptibilidade para o desenvolvimento de câncer, desregulação imunológica com formas extremas de alergia, doenças autoinflamatórias ou autoimunidade. No Brasil, o número estimado é de 20 mil casos, contudo cerca de 90% deles ainda não foram diagnosticados”, explica o dr. Condino.
Segundo informa, o teste desenvolvido no Laboratório da USP – e adaptado para a realidade do Brasil – tem sensibilidade e especificidade superior a 95% e detecta as formas mais graves de EII. A ferramenta já foi reconhecida e codificada pela AMB, e permite o diagnóstico e tratamento precoce do problema, revertendo as mortes – com índice de 100% quando ocorre no primeiro ano de vida – em cura de 90% dos casos.
ANIMAÇÃO INFANTIL – Idealizada pelos pediatras Fábio Bozelli e André Mattar, a animação infantil “As Aventuras de Lelé" é mais uma das obras finalistas do Prêmio Euro 2020. O desenho foi criado para ajudar os pais e os pequenos a lidarem com problemas característicos da primeira infância, de forma lúdica e educativa, abordando diversas questões de saúde e desenvolvimento infantil, como medo do escuro, vacinação, hora certa de largar a chupeta e mais.
Entre os desenvolvedores, estão presentes também o odontologista pediatra dr. Jefferson Bozelli, os publicitários Daniela Caramez e Júnior Caramez, a pedagoga Paula Bozelli e o roteirista Caio Aidar, que trazem em comum a troca de experiência na educação de filhos pequenos. “O nosso objetivo é levar noções de saúde para pais, filhos, profissionais de saúde e educadores através dos nossos episódios, livros e visitas escolares”, comenta o dr. Fábio Bozelli.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES – Outro concorrente do Prêmio Euro 2020 é o “Crescer Seguro”, projeto sobre educação e saúde idealizado pela pediatra dra. Maria Auxiliadora Macedo Gabarra. A iniciativa tem como mote a prevenção de acidentes por meio da formação escolar e atualmente alcança cerca de duas mil crianças e adolescentes por mês, em Botucatu (SP).
“Nosso foco são os alunos, professores e colaboradores das escolas públicas municipais de ensino infantil e fundamental I. A ideia central é utilizar as unidades de ensino como vetores para disseminar em toda a comunidade informações úteis sobre como prevenir os acidentes”, afirma a dra. Maria Auxiliadora.
Iniciado em 2009, o projeto “Crescer Seguro” atua de forma complementar à grade curricular, orientando grupos específicos de alunos por meio de atividades lúdicas, visitas guiadas e exercícios práticos. Nas oficinas e aulas, são abordados temas como: segurança do pedestre e ciclista; procedimentos de evacuação durante incêndio; como proceder após acidente com animal peçonhento; manobras para salvamento aquático; instruções de primeiros-socorros; entre outros.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12