Reanimação neonatal capacita 35 médicos e estudantes durante o 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Natal (RN)

Na terça-feira (25), durante o 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia – organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) - foi realizado o curso pré-congresso “Reanimação neonatal para médicos”, coordenado pelos drs. Manoel Reginaldo Rocha de Holanda (RN); Nívia Maria Rodrigues Arrais (RN); e Claudia de Souza Maia (RN).

Cerca de 35 pessoas participaram do treinamento –  voltado exclusivamente para médicos e estudantes do quinto e sexto anos de Medicina. O objetivo foi instruir o grupo a realizar procedimentos de reanimação em prematuros tardios, a termo e pós-termo, conforme as diretrizes 2016 da SBP.

A carga horária é de oito horas, divididas em aulas teóricas e práticas conduzidas por cinco instrutores. As atividades foram desenvolvidas com o apoio de manequins de ventilação e de intubação e com balões auto infláveis, sendo que cada instrutor ministrou a formação para no máximo oito médicos.

Foram abordados temas como os passos iniciais e ventilação com balão e máscara; reanimação neonatal avançada; intubação traqueal; massagem cardíaca e medicações. “Treinamos os médicos para fazer o atendimento ao recém-nascido na sala de parto. Sabemos que uma grande causa de morte no Brasil é a asfixia perinatal, um evento adverso relacionado à má assistência no pré-natal e na hora do nascimento. A partir desse curso, esses médicos estarão aptos a agirem no primeiro minuto de vida para evitar a asfixia e a mortalidade infantil” explicou o dr. Manoel de Holanda, presidente do 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, que termina no sábado (29).

INCENTIVO – A médica dra. Isabella Cristina Santos De Lucca Fabri participou pela primeira vez do curso de Reanimação Neonatal para médicos. “Vim aprimorar meus conhecimentos, já que pretendo seguir na área de atuação em Neonatologia. O curso me proporcionou amplo aprendizado e nele pude ainda esclarecer as minhas dúvidas”, contou. Formada no ano passado pela Universidade de Araraquara (Uniara), no interior de São Paulo, ela faz residência em Pediatria na mesma instituição. Natural de Patos (PA), a jovem pediatra é plantonista na Santa Casa de Araraquara.

Nesta quarta-feira (26), ocorrerá o curso Reanimação do Prematuro na Sala de Parto, coordenado pelas dras. Gislayne de Nieto e Silvana Nader. Médicos e enfermeiros serão instruídos a reanimar o prematuro com idade gestacional inferior a 34 semanas em sala de parto, conforme as diretrizes da SBP 2016. Para se inscrever, é necessário ter sido aprovado no Curso de Reanimação Neonatal da SBP.

Haverá também o curso “Transporte do Recém-nascido de Alto Risco – diretrizes SBP 2018”, coordenado pelos drs. Sergio Marba, Jamil Caldas, Manoel Reginaldo Rocha de Holanda. A atividade é voltada aos médicos, estudantes do quinto e sexto anos de medicina, além de enfermeiros. Na oportunidade, os profissionais serão instruídos sobre como realizar o transporte intra e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro.

Constam também na programação pré-congresso as aulas sobre “Técnica e aplicação prática de CPAP”; “Aleitamento materno no prematuro internado na unidade neonatal”; “Teórico-prático de manejo da icterícia neonatal”; “Assistência ventilatória em neonatologia”; “Infecções neonatais relacionados a assistência”; e “Seguimento do RN do pré-termo”.

Será aprovado nos cursos o participante com presença integral, nota mínima de 80% no pós-teste e nota mínima de 90% nas atividades práticas. Os participantes que obtiverem essa pontuação poderão solicitar o Certificado de Atualização Profissional, com quatro pontos, à Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para pediatria, neonatologia e medicina intensiva pediátrica.