Pediatras de diversas localidades do Brasil se reuniram nessa terça-feira (3), em Natal, para discutir e apresentar as atualizações no que diz respeito ao reconhecimento, abordagem inicial e atendimento de crianças e adolescentes com sinais de gravidade. O tema foi destaque no 2º Simpósio de Reanimação Pediátrica, evento paralelo ao 40º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) e que acontece nesta semana em Natal/RN.
“Após dois anos de pandemia de Covid-19, em que tivemos que adiar esse congresso por duas vezes, nada melhor do que estarmos reunidos em Natal para aprender e compartilhar conhecimentos sobre diferentes áreas da pediatria, especialmente no que tange a reanimação pediátrica, programa esse que é fundamental para a questão da morbidade e mortalidade da criança”, disse o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, durante a abertura do evento.
Presidente do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, dra. Katia Correia Lima falou do trabalho intenso para que o Simpósio pudesse ser realizado e agradeceu o apoio dado pelo atual grupo gestor da SBP. “Esse apoio foi fundamental para que pudéssemos estar aqui hoje, juntos, em mais esse encontro”. Na sequência, deu as boas-vindas aos participantes do Simpósio. “Desejo que se sintam realmente em casa para aproveitar tudo o que puderem em nosso evento”, frisou.
O coordenador do Programa de Reanimação Pediátrica da SBP (PALS), dr. Alexandre Ferreira, enfatizou que o curso é caracterizado pela presença dos pediatras como instrutores e pelas aulas de qualidade e também agradeceu o apoio da diretoria da SBP pelo incentivo.
“Nosso objetivo é transmitir conhecimento e aprender. Em nome de todo o grupo de coordenadores, nos 18 estados em que possuímos os polos com o curso PALS, agradecemos ao dr. Edson e toda a diretoria pelo incentivo nesses seis anos”.
ATIVIDADES – Tendo como enfoque a reanimação da criança e adolescente, com estabilização na primeira hora do atendimento e os cuidados na reanimação pediátrica no contexto da epidemia por Covid-19, as aulas foram ministradas por renomados especialistas brasileiros.
Entre os temas das principais mesas-redondas apresentadas estiveram a “Atualização nas diretrizes internacionais da ressuscitação”; “Atendimento às situações de emergência e urgência no contexto covid”; “Temas especiais que devemos conhecer na emergência”; e “Questões éticas na RCP”.
Também foram ministradas conferências sobre “Epidemiologia da parada cardiorrespiratória pediátrica”; “Preparo do ambiente e dinâmica da equipe dentro da sala de emergência”; e “Cuidados na estabilização pós-parada” e houve um momento para discussão de casos clínicos interativos com atualização das últimas diretrizes sobre a reanimação cardiopulmonar na criança e adolescentes.
Pediatras reforçam recomendações para saúde e segurança das crian...
28/02/2025 , 13:44PED CAST SBP: "Dia Mundial das Doenças Raras - Sono dos familiare...
28/02/2025 , 13:40Alimentação nas escolas: redução dos ultraprocessados no PNAE – D...
28/02/2025 , 08:32PED CAST SBP: "Habilidades de comunicação na consulta pediátrica ...
27/02/2025 , 16:07SBP celebra incorporação de duas novas estratégias de prevenção c...
26/02/2025 , 16:03PED CAST SBP: "Doenças infecciosas na escola: como prevenir"
25/02/2025 , 09:17