Região Norte intensifica capacitações do Programa de Reanimação Neonatal da SBP

Diversos profissionais de saúde da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), foram qualificados em mais uma iniciativa do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), em parceria com a Sociedade Acreana de Pediatria (SAP). Durante a ação, ocorrida no último sábado (20), médicos e enfermeiros da unidade receberam treinamento para assistência em sala de parto do neonato em caso de asfixia perinatal.

As duas aulas teóricas e quatro práticas foram ministradas pelas instrutoras do PRN-SBP, dra. Socorro Avelino Gonçalves e dra. Katyuscia Acli de Barros, sob a coordenação da vice-presidente da SAP, dra. Ana Isabel Coelho Monteiro. O conteúdo foi apresentado ao longo de oito horas e incluiu abordagens sobre intubação traqueal, massagem cardíaca, medicamentos e ventilação com balão e máscara.

“Nosso intuito é contribuir para melhorar o atendimento na região e, desse modo, diminuir os atuais índices de mortalidade infantil. Logo após o nascimento, muitos recém-nascidos têm dificuldade para respirar. Quando isso acontece, ele precisa ser atendido o mais rápido possível. A agilidade da equipe nesse espaço curto de tempo é essencial para garantir a sobrevivência e prevenir agravos”, afirma a dra. Ana Isabel.

SUL DO PARÁ – Para dar continuidade ao processo de descentralização da qualificação neonatal no estado do Pará, no dia 16, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) também promoveu o treinamento de 30 novos profissionais de saúde no Hospital Regional da cidade de Redenção. No dia 18, a filiada realizou ainda certificações na sede da Universidade Estadual do Pará, em Marabá.

As atividades foram coordenadas pessoalmente pela presidente da SAP, dra. Vilma Hutim, que contou com o trabalho das instrutoras locais para aplicar as aulas e provas de proficiência. Participaram da ação dra. Dellana Miranda, dra. Amanda Evangelista, dra. Cláudia Dizioli, Valéria Caselli, dra. Ana Beatriz de Sá Rosa e dra. Maria Angélica Carneiro da Cunha.

“Além de qualificar mais especialistas, o objetivo dessa viagem ao sul do estado foi instrumentalizar os instrutores da região com kits – que incluem manuais e manequins – para possibilitar a realização de mais treinamentos na região. Muitos colegas buscavam atualização em Palmas (TO), pois fica mais próximo do que Belém. Com essas novas ferramentas, teremos a possibilidade de atender melhor a demanda local”, esclarece a dra. Vilma Hutim.

De acordo com o último levantamento feito pela coordenação do PRN-SBP, desde a implantação das condutas atualizadas de 2016, já foram aprovados na região Norte 1.202 médicos e 955 profissionais de saúde no curso de Reanimação Neonatal; e 245 no curso de Reanimação do Prematuro. Já o curso de “Transporte do Recém-nascido de Alto” conta com 661 capacitações, desde a implantação do módulo em 2011.