Diversos profissionais de saúde da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), foram qualificados em mais uma iniciativa do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), em parceria com a Sociedade Acreana de Pediatria (SAP). Durante a ação, ocorrida no último sábado (20), médicos e enfermeiros da unidade receberam treinamento para assistência em sala de parto do neonato em caso de asfixia perinatal.
As duas aulas teóricas e quatro práticas foram ministradas pelas instrutoras do PRN-SBP, dra. Socorro Avelino Gonçalves e dra. Katyuscia Acli de Barros, sob a coordenação da vice-presidente da SAP, dra. Ana Isabel Coelho Monteiro. O conteúdo foi apresentado ao longo de oito horas e incluiu abordagens sobre intubação traqueal, massagem cardíaca, medicamentos e ventilação com balão e máscara.
“Nosso intuito é contribuir para melhorar o atendimento na região e, desse modo, diminuir os atuais índices de mortalidade infantil. Logo após o nascimento, muitos recém-nascidos têm dificuldade para respirar. Quando isso acontece, ele precisa ser atendido o mais rápido possível. A agilidade da equipe nesse espaço curto de tempo é essencial para garantir a sobrevivência e prevenir agravos”, afirma a dra. Ana Isabel.
SUL DO PARÁ – Para dar continuidade ao processo de descentralização da qualificação neonatal no estado do Pará, no dia 16, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) também promoveu o treinamento de 30 novos profissionais de saúde no Hospital Regional da cidade de Redenção. No dia 18, a filiada realizou ainda certificações na sede da Universidade Estadual do Pará, em Marabá.
As atividades foram coordenadas pessoalmente pela presidente da SAP, dra. Vilma Hutim, que contou com o trabalho das instrutoras locais para aplicar as aulas e provas de proficiência. Participaram da ação dra. Dellana Miranda, dra. Amanda Evangelista, dra. Cláudia Dizioli, Valéria Caselli, dra. Ana Beatriz de Sá Rosa e dra. Maria Angélica Carneiro da Cunha.
“Além de qualificar mais especialistas, o objetivo dessa viagem ao sul do estado foi instrumentalizar os instrutores da região com kits – que incluem manuais e manequins – para possibilitar a realização de mais treinamentos na região. Muitos colegas buscavam atualização em Palmas (TO), pois fica mais próximo do que Belém. Com essas novas ferramentas, teremos a possibilidade de atender melhor a demanda local”, esclarece a dra. Vilma Hutim.
De acordo com o último levantamento feito pela coordenação do PRN-SBP, desde a implantação das condutas atualizadas de 2016, já foram aprovados na região Norte 1.202 médicos e 955 profissionais de saúde no curso de Reanimação Neonatal; e 245 no curso de Reanimação do Prematuro. Já o curso de “Transporte do Recém-nascido de Alto” conta com 661 capacitações, desde a implantação do módulo em 2011.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19