Relação entre a atual onda de violência e seu impacto na vida das crianças é tema de artigo do dr. Antônio Lisboa

No artigo “A fábrica de violentos”, publicado na seção Artes, Humanidade e Pediatria, no portal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa – pediatra referência no Brasil e que revolucionou a área no Distrito Federal – fala sobre uma questão que tem acometido toda a nossa sociedade brasileira: a violência.  

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO NA ÍNTEGRA.  

Em sua reflexão, dr Lisboa aborda sua atuação na área de prevenção à violência, como por meio da criação do Comitê de Defesa da Criança quando era presidente da SBP e pela participação na elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). De acordo com o autor, apesar do sentimento de impotência diante do quadro que assola, apresentado à população diariamente por meio das notícias nos jornais e na televisão, ele buscado ocupar novos espaços para divulgar ideais e, assim, contribuir para a diminuição desse grave problema.  

Ele critica a falta de soluções estruturantes, mas apenas paliativas. Segundo seus argumentos, isso faz com que o dilema não tenha fim e só piore com o decorrer do tempo. “A maioria das pessoas violentas sofreram privação materna ou maus tratos na infância, principalmente antes dos seis anos. Sendo assim, porque não se investir e um manual, que seria distribuído a toda população, chamado ‘Como educar e cuidar das nossas crianças para conseguirmos diminuir os portadores de comportamentos antissociais, responsáveis por todos os tipos de violência”, conclui no artigo.  

SOBRE O ESPAÇO – O Artes, Humanidades e Pediatria foi criado com a intenção de haver discussões sobre tópicos que abrem a visão de mundo e, assim, sirvam de inspiração para todos os pediatras. Mas, além disso, visa revelar talentos ocultos e apresentar ao mundo a produção dos pediatras que fazem literatura, poesia, música e pintura.   Caso deseje enviar alguma produção artística (reflexões, poesias, músicas, pinturas, fotografias,) para ser inserida no site, basta encaminhar para [email protected].  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA.