Reporte JPed: informativos 33 ao 36 já estão disponíveis para leitura

Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já podem conferir as novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed). Durante os meses de novembro e dezembro, os pediatras receberam os informativos de números 33 a 36, que envolvem questões como: dermatoses em recém-nascidos prematuros; associação de fatores socioeconômicos e nutricionais com morbidade respiratória em menores de um ano de idade; ocorrência de náuseas e engasgos em lactentes submetidos a diferentes métodos de oferta da alimentação complementar; e risco nutricional à admissão e a presença de comorbidades em pacientes pediátricos hospitalizados com diagnóstico de COVID-19.

ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.

A edição número 33 apresenta o artigo “What the skin of 341 premature newborns says - a transversal study”, com comentários da dra. Ana Elisa Kiszewski, membro do Departamento Científico de Dermatologia da SBP e professora de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). No estudo, os autores avaliaram as dermatoses de 341 recém-nascidos prematuros e forneceram dados epidemiológicos de uma amostra de hospital terciário do Sul do Brasil.

Já o Reporte 34º expõe comentários da dra. Regina Terse Ramos, professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre a pesquisa “Factors associated with respiratory morbidity in the first year of life”. O  estudo investigou a associação de fatores socioeconômicos e nutricionais com morbidade respiratória em menores de um ano de idade, utilizando dados secundários de um ensaio clínico de campo, conduzido em três capitais brasileiras.

Na 35ª edição,  a dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, professora da disciplina de Clínica Pediátrica do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), aborda o artigo “Chocking, gagging and complementary feeding methods in the first year of life: a randomized clinical trial”. O estudo comparou a ocorrência de náuseas e engasgos em lactentes submetidos a três métodos de oferta da alimentação complementar: PLW (Parent Led Weaning ou desmame guiado pelos pais); BLISS (Baby-Led Introduction to SolidS ou introdução de sólidos dirigida pelo lactente); e Mista, na qual os pais aplicam o BLISS e, se a criança mostrar desinteresse, oferecem os alimentos pela técnica PLW na mesma refeição.

A última newsletter enviada aborda o estudo “Nutritional risk and clinical outcomes of COVID-19 in hospitalized children and adolescents: a multicenter cohort”,  com comentários da  dra. Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira, professora da disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trata-se de um estudo multicêntrico em pacientes pediátricos hospitalizados com diagnóstico de COVID-19, visando avaliar o risco nutricional à admissão (STRONGKIDS) e a presença de comorbidades durante a internação 

REPORTE - O Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.