Reporte Semanal: Associados da SBP já podem conferir a 4ª edição da newsletter do JPed

“Prevalência e os fatores associados à não intenção de amamentar exclusivamente nos primeiros seis meses de vida”. Esse é o tema do artigo escolhido para a quarta edição da newsletter “Reporte Semanal”, projeto do Jornal de Pediatria (JPed). O texto apresenta comentários do presidente do Departamento Científico de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Herberto Jose Chong Neto, sobre o estudo transversal que investigou as motivações de puérperas de não amamentarem seus filhos. O conteúdo já está disponível para leitura aos associados da SBP.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Segundo o estudo, a prevalência de puérperas com não intenção de amamentar exclusivamente seus filhos por seis meses é elevada. Nesse cenário, os autores ressaltam que mesmo os esforços centrados em políticas de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde materno-infantil não foram suficientes para reduzir esse quadro.

Com base nas informações contidas no artigo, o dr. Herberto pontua que as estratégias destinadas a promover o aleitamento materno exclusivo devem focar a atenção em mães de estratos econômicos mais baixos e fumantes.

A pesquisa foi elaborada pelos especialistas: Rita Mattiello; Aline Kotoski; Camila Ospina Ayala; Carine Lucena Recha; Carolina Villanova Quiroga; Cátia Regina Machado; Cristiano de Oliveira Roxo; Fernanda Hammes Varela; Giovanna Trevisan Couto; Gisele Cassão; Jéssica Blatt Lopes; João Ismael Budelon Gonçalves; Juliana Fernandes da Silva; Mariana Barth de Barh; Natalie Duran Rocha; Nathalia Saraiva de Albuquerque; Ricardo Arlindo Dalla Corte; Rossana Bernardes; Samanta Andresa Richter; Tainá Rossi; e Ina S.Santos.

REPORTE - A SBP lançou no começo de fevereiro o projeto “Reporte Semanal”, newsletter enviada a cada semana aos membros da entidade com comentários sobre um artigo original do JPed, periódico bimestral da entidade. São escolhidos, pelo Conselho Editorial do JPed, quatro artigos de cada edição, e o envio acontece a partir de 15 dias após o lançamento de um novo número da revista. 

A newsletter traz comentários, com cerca de 300 a 400 palavras, voltados ao cotidiano dos pediatras, e os artigos são selecionados considerando o interesse geral dos leitores. Ao final do material, é disponibilizado um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes daquele estudo. Além disso, este novo projeto incentiva a participação dos membros dos departamentos científicos da SBP na elaboração dos textos comentados.