Novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já estão disponíveis aos associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Durante os meses de junho foram enviados os informativos 13 a 17, que abordam temas como efetividade de dispositivos de alto fluxo em cuidados neonatais; glicemia em jejum e indicador cardiometabólico para doença aterosclerótica subclínica para adolescentes com excesso de peso; intervalos de referência para níveis séricos de imunoglobulinas G, M e E em crianças brasileiras de um a 10 anos; neutropenia crônica na infância; e a relação entre dependência de internet, qualidade de vida e problemas de sono.
ACESSE AQUI TODOS OS REPORTES DO JPED
O Reporte 13, intitulado “Comparison of the effectiveness of different high-flow devices in neonatal care”, traz comentários da dra Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck – membro do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da SBP sobre o artigo. O objetivo do estudo foi avaliar a taxa de sucesso da terapia com CNAF utilizando ventilador mecânico obsoleto adaptado, Optiflow™ e Vapotherm™ em recém-nascidos. Trata-se de estudo observacional retrospectivo realizado em uma unidade de terapia intensiva neonatal.
Na 14ª edição, o dr. Crésio Alves – presidente do DC de Endocrinologia da SBP –, comentou o artigo “Fasting glucose: a cardiometabolic indicator for subclinical atherosclerosis on excess weight adolescentes”. O estudo de corte transversal avaliou indicadores de risco cardiometabólico para doença aterosclerótica subclínica (DAS) em adolescentes com excesso de peso para identificar qual desses indicadores apresentava maior risco para DAS.
A edição de número 15 traz comentários da dra. Ekaterini Simões Goudouris (membro do DC de Imunologia Clínica da SBP) sobre o estudo “Reference intervals for serum immunoglobulins G, M, and E levels in Brazilian children aged 1 to 10 years: a population-based study”. O objetivo da pesquisa foi determinar os intervalos de referência de IgG, IgM e IgE séricas em uma amostra de crianças de 1 a 10 anos de idade de Cuiabá (MT), considerada representativa da população brasileira.
Já o Reporte 16 expõe o artigo “Chronic neutropenia in childhood: experience of a tertiary center”, com comentários da dra. Josefina Aparecida Pellegrini Braga - professora adjunta do Departamento de Pediatria na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Na pesquisa, os autores avaliaram, por análise retrospectiva, a prevalência de neutropenia crônica (NC) e o perfil clínico desses pacientes, com idade até 18 anos, acompanhados em um ambulatório pediátrico de hematologia, reumatologia ou imunologia de um centro médico terciário.
Por fim, a 17ª edição do Reporte conta com os comentários da dra. Evelyn Eisenstein (coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde Digital da SBP) sobre o estudo “Relationships between internet addiction, quality of life and sleep problems: a structural equation modeling analysis”. O artigo demonstrou que o uso excessivo da Internet e das telas tem efeitos prejudiciais sobre a qualidade de vida e do sono, mesmo com a duração média de 8,7±1,9 horas.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19