Novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já estão disponíveis aos associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Durante os meses de outubro e novembro, foram enviados os informativos 29 a 32, que abordam questões como triagem neonatal para hipotireoidismo congênito; intervalos de referência de IgA para crianças brasileiras de 1 a 11 anos; bolsas de polietileno na prevenção da hipotermia hospitalar em prematuros; e consequências gastrointestinais funcionais em crianças expostas à violência.
ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.
Na 29ª edição do Reporte, a dra. Adriana Aparecida Siviero Miachon, professora adjunta do Setor de Endocrinologia e do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aborda o artigo “Cognitive outcome of 458 children over 25 years of neonatal screening for congenital hypothyroidism”. O estudo investiga o perfil neurocognitivo da maior coorte brasileira de HC, composta por 458 crianças da região Sul, diagnosticadas na triagem neonatal (TN), no período de 1991 a 2014.
A edição número 30 apresenta o artigo “Reference intervals for serum immunoglobulin A levels in Brazilian children aged 1 to 10 years: a population-based study”, com comentários da dra. Carolina Sanchez Aranda, professora adjunta da disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Unifesp. O estudo mostra os intervalos de referência de IgA para crianças brasileiras de 1 a 11 anos, usando uma amostra representativa e robusta.
Já o Reporte 31º expõe comentários sobre a pesquisa “Evaluation of two polyethylene bags in preventing admission hypothermia in preterm infants:a quasi-randomized clinical trial”. No estudo, os especialistas comparam o cuidado térmico de prematuros com menos de 34 semanas envolvendo-os em saco plástico comum com uma camada de polietileno ou em invólucro comercial com duas camadas de polietileno, apoio interno de espuma, fecho de velcro e touca plástica acoplada, logo após o nascimento.
Por fim, a última newsletter aborda o estudo “Could children exposed to intimate partner violence against their mother have more functional gastrointestinal disorders?”, com comentários da dra. Adriana Rocha Brito, professora associada de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). No artigo, as autoras investigaram a associação entre a exposição de crianças à violência efetuada por parceiro íntimo contra a mãe e a presença de distúrbios gastrointestinais funcionais nas crianças em idade escolar por estudo de coorte prospectivo.
REPORTE - O projeto Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.
Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26