Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis

As novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já foram enviadas para os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os pediatras receberam o informativo número 37 (concluindo as edições de 2023) e os quatro novos reportes de 2024, durante os meses de janeiro e fevereiro. Nesses meses, os leitores puderam acompanhar questões como: impacto do Programa de Reanimação Neonatal; associação da imunoterapia com colostro orofaríngeo à redução na incidência de enterocolite necrosante; fatores de risco associados a alergia à proteína do leite de vaca não-IgE mediada; acesso ao tratamento cirúrgico emergencial para cardiopatias congênitas; e transplante renal pediátrico.

ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.

Na 37ª edição do Reporte, a dra. Lígia Maria Suppo de Souza Rugolo, professora adjunta da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aborda o artigo “Impact of resuscitation training program on neonatal outcomes in a region of high socioeconomic vulnerability in Brazil: an interventional study”. O estudo mostra a importância e eficiência dos instrutores do Programa de Reanimação Neonatal da SBP na capacitação dos profissionais e na adequação da infraestrutura das salas de parto, em região de alta vulnerabilidade socioeconômica.

A 1ª edição de 2024 apresenta o artigo “Oropharyngeal colostrum immunotherapy and risk reduction of mortality in very low birth weight premature newborns: a clinical trial”, com comentários da dra. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, neonatologista da UTI Neonatal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) e membro do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da SBP. Na pesquisa, os autores analisaram o uso da imunoterapia com colostro orofaríngeo (ICO) para melhorar os desfechos em recém nascidos pré-termos (RNPT), especialmente os de muito baixo peso (MBP), que apresentam maior risco de morbimortalidade em curto e longo prazos.

Já o 2º Reporte expõe comentários da dra. Cristina Targa Ferreira, professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e presidente do DC de Gastroenterologia da SBP, sobre a pesquisa “Outcomes and factors associated with tolerance in infants with non-IgE-mediated cow’s milk allergy with gastrointestinal manifestations”. O  estudo avaliou o teste de provocação oral (TPO) de tolerância em pacientes com diferentes formas de alergia à proteína do leite de vaca não-IgE mediada (APLV não-IgE)  para identificar fatores de risco associados à tolerância.

A edição número 3 aborda a pesquisa “Access to emergency surgical treatment for congenital heart diseases in the state of São Paulo”,  com comentários do dr. Márcio Miranda Brito Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC). Trata-se de um estudo sobre a oferta de tratamento cirúrgico emergencial para cardiopatias congênitas para a população pediátrica em São Paulo.

O último reporte encaminhado em fevereiro foi o “Pediatric kidney transplantation: outcomes with under and over 6-year-old donors”, apresentado pelo dr. Paulo Cesar Koch Nogueira professor adjunto do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa é uma análise retrospectiva de centro único e reporta os resultados do transplante renal pediátrico em amostra de 143 transplantes com doadores falecidos. 

REPORTE - O projeto Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.