Novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já estão disponíveis aos associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os interessados podem conferir os números 21 a 24, enviados aos pediatras durante o mês de agosto. Os informativos mais recentes abordam temas como: associação de rinite alérgica em pré-escolares com antecedentes pessoais e familiares de alergia; estratégias para reduzir a oferta de alimentos ultraprocessados; Questionário de Incontinência Pediátrica (PINQ-br); e prevalência e fatores de risco de otite em ambiente fechado em pré-escolares.
ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.
O Reporte 21º apresenta o artigo “Parental, gestational, and early-life exposure to indoor environmental hazardous factors on allergic rhinitis among preschool children in Urumqi City: a case-control study”, analisado pela dra. Ana Caroline Cavalcanti Dela Bianca Melo, professora associada de Pediatria no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (CCM/UFPE). Na publicação, os autores avaliaram a associação de rinite alérgica em pré-escolares chineses com antecedentes pessoais e familiares de alergia e exposição a fatores relacionados ao ambiente doméstico no início da vida.
A edição número 22 expõe o artigo “Can the complementary feeding method be a strategy to reduce the offer of ultra-processedfoods?”, com comentários do dr. Hélcio de Sousa Maranhão, membro do Departamento Científico de Nutrologia da SBP e professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estudo verifica a prevalência e fatores associados ao consumo de alimentos ultraprocessados no primeiro ano de vida.
Na 23ª edição do Reporte, a dra. Vandréa Carla de Souza, professora de Pediatria e Medicina Baseada em Evidências na Universidade de Caxias do Sul (UCS), traz o artigo “Pediatric incontinence questionnaire (PINQ): translation and transcultural adaptation to Brazilian Portuguese”. Trata-se de um estudo onde os autores traduziram, adaptaram culturalmente e avaliaram a consistência interna da versão brasileira do Questionário de Incontinência Pediátrica (PINQ-br).
Por fim, a edição número 24 apresenta o artigo “Prevalence and indoor environment risk factors of otitis among preschool children in Urumqi, China: A cross-sectional survey” com comentários do dr. José Faibes Lubianca Neto, professor associado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A pesquisa determinou a prevalência de otite e estabelecer fatores de risco ligados ao ambiente interno da casa. Para isso, os autores recrutaram amostra populacional de pré-escolares cursando jardins de infância.
REPORTE - O Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade.
A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12