A coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Evelyn Eisenstein, foi reeleita para integrar o grupo de consultores especialistas do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). A pediatra recebeu 30 votos e ocupará uma das vagas reservadas à sociedade civil, como 4ª suplente representante do terceiro setor. Conforme expresso no resultado do processo eleitoral, divulgado na última sexta-feira (15), todos os candidatos eleitos exercerão mandato de três anos. A relação dos membros eleitos pode ser conferida neste link: https://www.cgi.br/membros/
Segundo afirma, a reeleição ratifica a relevância do trabalho desenvolvido pela SBP em busca de proteger a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes nas redes. “Dependência digital, vício em jogos eletrônicos, transtornos de sono, comportamento irritadiço, problemas de desenvolvimento, cyberbullying, violência sexual. É possível citar inúmeras situações de perigo e agravos à saúde que rondam a população pediátrica no contexto de uso desregulado das mídias”, destacou a dra. Evelyn Eisenstein.
De acordo com a especialista, a SBP vem atuando para levar mais conhecimento aos pais e ajudá-los a enfrentar esse novo cenário. “Manter um lugar efetivo junto ao CGI.br potencializa o alcance desse esforço”, disse. A necessidade de ampliar as medidas de mitigação dos riscos derivados das plataformas digitais está descrita, inclusive, no documento “Sistematização das Contribuições à Consulta sobre Regulação de Plataformas Digitais”. O texto, que foi publicado em dezembro pelo Grupo de Trabalho sobre Regulação de Plataformas do CGI.br, cita nominalmente a SBP como entidade científica de importância destacada na articulação desses esforços.
“As pessoas estão atentas às contribuições técnicas da SBP, uma vez que, baseada em diferentes pesquisas e documentos, a Sociedade sempre busca trazer ao centro do debate público quais são os impactos do mundo digital na saúde das novas gerações”, pontua.
O QUE É O CGI.br? - É um comitê que adota o modelo de governança multissetorial, com efetiva participação de todos os setores da sociedade em suas decisões. Responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da rede mundial de computadores no Brasil, ele coordena e integra todas as iniciativas de serviços de internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Ao longo dos anos, consolidou-se como um espaço significativo de diálogo para a obtenção de consensos.
Desde 2003, o CGI é composto por 21 membros, sendo 11 deles eleitos pela sociedade civil − quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor e três da comunidade científica e tecnológica −, nove indicados por órgãos de governo e um integrante de notório saber em assuntos de Internet. Todas as informações sobre as etapas do processo eleitoral estão disponíveis no endereço: https://cgi.br/processo-eleitoral/
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19