Resultados das ações durante a pandemia são destaque em nova edição do Relatório de Gestão da SBP

As ações e atividades na área administrativa; no campo associativo; em projetos de qualificação profissional e produção científica; bem como na integração pediátrica e no âmbito da comunicação, marketing e imprensa estão dispostas no segundo Relatório de Gestão 2019-2022 da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O anuário – que compreende o período entre 1º de junho de 2020 e 31 de maio de 2021 – já está disponível no site da instituição para acesso de todos os associados e a população em geral.

ACESSE AQUI O SEGUNDO RELATÓRIO DE GESTÃO 2019-2022

Todas as iniciativas feitas pelo atual grupo gestor no último ano estão descritas ao longo de 160 páginas que contam os resultados dos esforços implementados em diferentes áreas, mesmo diante da crise sanitária implementada pela pandemia de Covid-19.

“Esses 15 meses de enfrentamento à Covid-19 deram visibilidade à importância da ciência e da medicina para a proteção e a preservação da vida humana. Em meio à maior crise sanitária da história do nosso País, o pediatra levou luz, informação e conforto a mães, pais e filhos, pressionados por desafios de uma solução ainda desconhecida”, diz trecho do editorial assinado pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Na mensagem, dra. Luciana reforça que o advento da pandemia não desviou o foco de defesa profissional da SBP, que tem atuado para que o pediatra conquiste melhores condições de trabalho. “Nesse campo, mantivemos agenda institucional com os atores envolvidos, solicitando ao Ministério da Saúde a efetiva incorporação do pediatra na Atenção Básica, bandeira histórica da nossa entidade. Em outra vertente, temos atuado na esfera dos planos de saúde, com vistas a produzir avanços junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, disse.

REUNIÕES ESTRATÉGICAS – Mais de 70 reuniões virtuais ocorreram nos últimos meses, com a participação de integrantes da diretoria-executiva, de conselheiros, de presidentes de filiadas e de especialistas dos Departamentos Científicos, entre outros. Juntos, eles identificaram e analisaram problemas, propuseram soluções e encontraram respostas para os desafios que se impõem no cotidiano.

O diálogo aberto e direto com a diretoria-executiva da SBP tem sido um diferencial desta gestão, reconhecido por todos os membros da diretoria expandida, bem como pelos presidentes das filiadas. Esta transparência possibilita que todos exponham os anseios de cada realidade local e que ações específicas sejam realizadas, fortalecendo e ampliando a rede integrada da pediatria por todo o Brasil.

CONHECIMENTO PARA TODOS – O Relatório de Gestão 2020-2021 destaca o avanço na produção e disseminação de conhecimento qualificado oferecido pela SBP aos pediatras associados: uma ampla e arrojada programação de lives e cursos EAD, aderente aos novos temas impostos pela pandemia sem negligenciar a atualização necessária e desejada dos assuntos tradicionais da pediatria.

Entre junho de 2020 e 31 de maio de 2021, por exemplo, a SBP realizou 90 lives/webinars, todos com transmissão ao vivo e mobilizando especialistas de renome e credibilidade nacional. Juntas, todas as lives/webinars somam mais de 130 horas de transmissão e alcançaram a audiência de mais de 150 mil internautas. Novos cursos, manuais, livros também foram lançados, com temas diversificados e atuais, mantendo o compromisso de levar ao médico pediatra as mais recentes descobertas na medicina.

CONGRESSOS ONLINE – Outra importante inovação foi a realização do 1º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) – online, em outubro, com a participação ativa de mais de 7.500 pediatras de todo o País. Essa marca – a qual se pretende repetir em outubro deste ano com a segunda edição do CBP online – mostra a união da Rede de Pediatria em prol das crianças e adolescentes.

Paralelamente, a produção de artigos feita pelos Departamentos Científicos aumentou consideravelmente, principalmente no tema que, até o momento, ainda está em voga: Covid-19. Entre 1º de junho de 2020 e 31 de maio de 2021, período que compreende esse Relatório de Gestão, foram produzidos mais de 80 documentos científicos, manuais, guias de orientação, notas de alerta e notas técnicas.

VIDA ASSOCIATIVA E DEFESA PROFISSIONAL – Entre junho de 2020 e maio de 2021, a SBP trouxe para o seu quadro associativo cerca de 1.200 novos especialistas. Atualmente, a instituição conta com mais de 25 mil pediatras, o que a mantém como a segunda maior especialidade médica do País.

Da mesma forma, investiu-se na modernização do atendimento ao sócio. Criado em 2017, durante o primeiro ano da gestão da presidente Luciana Rodrigues Silva, a Secretaria de Relacionamento vem alcançando os mais altos patamares de produtividade, especialmente no período que antecedem os concursos de área de atuação e dos Títulos de Especialistas em Pediatria (TEP) e Neonatologia (TEN), bem como os eventos das áreas de atuação.

PROJETOS VIRTUAIS – Inovar em projetos que visem ampliar a educação continuada dos pediatras brasileiros bem como dar acesso à informação precisa a toda a população brasileira tem sido a tônica da atual gestão da SBP. O fortalecimento e atualização digital permitiram que a instituição unisse o cuidado humano com a tecnologia.

Para criar caminhos e mecanismos de aprendizagem e interligar a Rede de Pediatria nas cinco regiões brasileiras, a SBP estreou em 2021 quatro novos projetos virtuais: PedTalks; Ciência na mesa; Wi-Residência e Universo DOC.