O Rio de Janeiro foi palco de um encontro rico em troca de experiências e anúncios que enriquecerão a pediatria brasileira. Em reunião organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a diretoria da entidade e os 27 presidentes de suas filiadas (SBP) tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências na busca de soluções para superar os desafios que afetam o atendimento de crianças e adolescentes e o trabalho dos especialistas.
“Estou imensamente feliz e grata pela presença de todos os presidentes de filiadas nesta reunião. Estamos, cada vez mais, promovendo ações que integrem todas as nossas regionais e propiciem uma maior interação com os associados para que, assim, possamos levar os conhecimentos ao maior número possível de especialistas”, afirmou dra. Luciana Silva, presidente da SBP, durante seu discurso de abertura do encontro, realizado em 17 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).
Além desse intercâmbio amplo e democrático, os participantes puderam também testemunhar apresentações que demonstram o êxito de ações adotadas pelo comando da SBP. Dentre elas, estão a apresentação de resultados de programas em execução e o reforço a novas parcerias.
UNICEF - Na oportunidade também ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica SBP e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que visa estreitar ainda mais a relação entre as duas instituições na defesa dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros. A representante do Unicef no Brasil, dra. Florence Bauer, fez uma apresentação sobre as ações que a instituição tem promovido no País nos últimos anos, a parceria com a SBP e os projetos futuros.
"O Unicef atua em 190 países e territórios pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Todo o nosso trabalho é pautado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, que completa 30 anos esse ano, e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, nossa atuação é organizada de acordo com as necessidades específicas de cada território/país", declarou.
DEFESA – Outra importante apresentação foi a da presidente da Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA), dra. Marynea Silva, sobre a Carta de Petrolina. O documento foi elaborado durante o 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped), que ocorreu no início de maio nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
A carta traz propostas voltadas para os cuidados na primeira infância que englobam temas ligados aos Departamentos Científicos da SBP, os quais geraram produções científicas. Os eixos temáticos dos documentos são: puericultura no último trimestre da gestação: papel do pediatra junto à gestante e famílias para um bem nascer; desenvolvimento infantil; crescimento infantil: é preciso crescer para desenvolver; aleitamento Materno; alimentação complementar: qual o papel do pediatra; e vacinar desde o gestar para alcançar desenvolvimento em plenitude.
“Os diretores das filiadas dos Nordestes encontrarão os gestores de saúde regionais para tentar implementar pelo menos um dos pontos levantados na carta. Além disso, após a aprovação pela diretoria-executiva da SBP, ele será encaminhado também ao Ministério da Saúde”, explicou dra. Marynea.
REANIMAÇÃO NEONATAL – Além disso, dra. Maria Fernanda Branco, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da SBP, fez um balanço dos números dos cursos nos últimos três anos e parabenizou as filiadas pelo empenho na promoção da qualificação dos especialistas por todo o País.
Somente no período entre maio de 2016 e abril de 2019 foram 3.676 cursos realizados e mais de 30 mil profissionais aprovados. Isso representa 24 cursos e 217 especialistas aprovados semanalmente. O site do PRN também conquistou a marca de 450 acessos diários.
“Todo o sucesso do nosso Programa só é possível graças aos coordenadores estaduais que buscam levar os cursos para todos os lugares, promovendo, assim, uma expressiva melhora no atendimento dos recém-nascidos, e à diretoria-executiva da SBP. Para os próximos anos queremos qualificar mais ainda os residentes em pediatria e neonatologia, especialmente”, afirmou a dra. Maria Fernanda.
Dra. Maria Fernanda informou ainda que o próximo Simpósio de Reanimação Neonatal será em 2021, na Bahia, e que há previsão de lançamento em 2019 da 2ª Edição das Diretrizes de Reanimação Neonatal e do Manual de Reanimação Neonatal para Parteiras.
CBP – Durante a reunião, foi feito ainda uma síntese sobre os preparativos para a 39º edição do Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), que ocorrerá, em outubro, em Porto Alegre (RS). A exposição foi realizada pela Comitiva do filiada corresponsável pela organização do evento. No grupo, estavam dra. Cristina Targa; dra. Helena Müller; dr. Luís Amantea; e dr. Paulo Nader.
Após, dr. Edson Liberal, 2º vice-presidente da SBP, discorreu sobre o local do 40ª CBP, que será em Natal (RN). Ele também informou que a diretoria já está recebendo propostas de locais para a realização da edição de 2023, sendo que as filiadas que desejarem indicar uma cidade/local poderão fazê-lo junto à Sociedade Brasileira de Pediatria.
MEMORIAL – Na ocasião foi feito ainda o lançamento do Memorial Virtual da Pediatria. A apresentação foi realizada pela equipe técnica responsável e dr. Edson Liberal, coordenador do projeto. O grupo explicou como acessar a plataforma onde o Memorial está hospedado e como navega-la.
Nesta exposição, são apresentados os principais marcos históricos relacionados à constituição da pediatria no País, sobretudo no que se refere à formação e à atuação profissional dos especialistas. Também são rememoradas as principais campanhas nacionais em favor da saúde infantil, além da trajetória detalhada da constituição e consolidação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
“O acervo é composto por meio de fotos, áudios, vídeos e livros doados por profissionais, instituições médicas e hospitalares conceituadas, além de material da própria SBP. A proposta é levar o visitante a entender o importante papel desta especialidade médica na sociedade brasileira”, explicou dr. Edson Liberal.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12