Revista Residência Pediátrica divulga novo podcast sobre imunodeficiências primárias

As “Imunodeficiências Primárias” são o tema do novo podcast disponibilizado gratuitamente, nesta quinta (29), no site da revista Residência Pediátrica, publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O conteúdo conta com apresentação da alergologista e membro do Departamento Científico (DC) de Imunologia Clínica da SBP, dra. Ekaterini Simões Goudouris. No áudio, a especialista enfatiza os fatores que devem ser observados durante a avaliação médica para obtenção do diagnóstico.

OUÇA AQUI O PODCAST SOBRE IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS.

“Os quadros infecciosos são os sinais de alerta mais frequentes, em geral ocasionados por germes comuns, mas que ocorrem de maneira recorrente ou com repercussões mais graves do que o habitual, ou ainda infecções com gravidade em locais atípicos e aquelas causadas por germes oportunistas”, explica a pediatra.

Segundo a dra. Ekaterini Simões, a existência de doenças autoimunes, principalmente em crianças muito pequenas, também deve ser considerada um indício do problema. Ao todo, mais de 300 doenças compõem o grupo das chamadas imunodeficiências primárias. Em sua maioria, possuem determinação genética e estão relacionadas a uma desregulação do sistema imunológico, com prevalência no período da infância.

PRÓXIMOS PROGRAMAS – No podcast da próxima quinta-feira (5), o dr. Márcio Moacyr de Vasconcelos, presidente do Departamento Científico de Neurologia da SBP, abordará o tema déficit de atenção. O cronograma traz ainda participações como a do dr. Paulo Camargos, presidente do DC de Pneumologia da SBP, com a temática educação em asma; e da dra. Mônica Firmida, pneumologista pediátrica, falando sobre fibrose cística. Também está confirmada a participação da dra. Maria de Fátima Leite, cardiologista pediátrica da SBP, que abordará o assunto sopro inocente.

PODCASTS DISPONÍVEIS:

RESISTÊNCIA DOS ANTIBIÓTICOS NO TRATAMENTO DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

INFECÇÕES ESTAFILOCÓCICAS COMUNITÁRIAS

PROGRAMA DE ABERTURA