Revista Residência Pediátrica: volume 13, nº 1 em fluxo contínuo já está disponível para leitura e download

A nova edição da revista Residência Pediátrica (RP) – volume 13, nº 1 – já está disponível para leitura e download. O periódico científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz as seções Artigo Original, Artigo de Revisão e Relato de Caso com estudos diversificados.

ACESSE AQUI O VOLUME 13, Nº 1 DA RP.

Na seção “Artigo Original”, o estudo “Investigação citogenética e molecular de casos de autismo atendidos em um ambulatório universitário no sul do Brasil”, teve como objetivo avaliar a ocorrência de autismo sindrômico e as características genéticas envolvidas em pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Já no artigo “Seis meses de aleitamento materno exclusivo no pré-termo de muito baixo peso submetido ao método canguru”, os autores buscaram conhecer a frequência e os fatores associados ao aleitamento materno exclusivo no follow-up do pré-termo.

O artigo “Perfil clínico e epidemiológico de pacientes pediátricos diagnosticados com COVID-19 em um hospital público de referência na Amazônia brasileira” descreve o perfil epidemiológico e as manifestações clínicas apresentadas pelas crianças com infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em um hospital pediátrico de referência.

A seção “Artigo de Revisão” traz quatro estudos sobre os temas acidentes por submersão, dislipidemia na infância, os efeitos da dieta FODMAP em crianças e adolescentes e sequência rápida de intubação em pediatria.

Em “Relato de Caso”, são apresentados 11 artigos, dentre eles “Evento tromboembólico em neonato de mãe com COVID-19”; “Síndrome de Netherton: relato de caso”; “Diagnóstico pré-natal de bloqueio atrioventricular total secundário à lúpus materno: relato de caso”.

REFERÊNCIA – A revista Residência Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) surgiu em 2011 com a missão de contribuir com a formação acadêmica dos residentes e incentivá-los a participar ativamente na produção científica sobre temas relacionados à saúde da criança e do adolescente.

Referência entre médicos pediatras e demais profissionais de saúde, o periódico é uma publicação quadrimestral, em fluxo contínuo, está indexado em importantes plataformas e é editado em português e inglês. Todo seu conteúdo pode ser acessado livremente.