Saiu a lista dos aprovados no TEP e TEP Seriado ciclo 2/R3

A Comissão Executiva do Título de Especialista em Pediatria (Cextep) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta segunda-feira (27) os resultados dos exames para obtenção do Título de Especialista em Pediatria (TEP) e TEP Seriado – ciclo 2/R3 deste ano.

“Esse é o principal concurso da SBP, pois, para que o médico possa fazer as provas das áreas de atuação na pediatria, é necessário ter o TEP. O exame visa melhor qualificação dos pediatras, para que possam prestar assistência adequada às crianças e adolescentes do nosso País. Essa realização se deve ao empenho de toda a Cextep e dos funcionários da SBP”, enfatiza a presidente da instituição, dra. Luciana Silva.

ACESSE AQUI O RESULTADO.

Para a prova do TEP, foram recebidas 1.474 inscrições. No dia do exame, 124 candidatos se ausentaram e 1.350 compareceram às provas. Desse total, 804 foram aprovados (59,56%) e 546 reprovados (40,44%).

Para o coordenador da Cextep, dr. Hélcio Villaça, o resultado foi satisfatório, uma vez que o índice de aprovação dos anos anteriores sempre ficou entre 55% e 60%. “Preparamos uma prova de média dificuldade visando o pediatra geral e exigindo que ele tenha uma vivência prática da especialidade, embasada nos conhecimentos teóricos. Ou seja, aliando a teoria à prática nas mais diversas áreas de atuação. Além disso, a prova nos permite avaliar, de certa forma, a qualidade do ensino para os residentes em pediatria, maior público que se submete ao exame”, explica.

Os candidatos foram submetidos a dois testes em um único dia: prova teórica (peso 4), composta por 50 questões de múltipla escolha com valor de dois pontos cada; e prova teórico-prática (peso 6), baseada em casos clínicos simulados, contemplando cinco questões discursivas, que totalizaram 100 pontos. Nas duas avaliações, foi eliminado o candidato que obtiver menos de 50% do número de acertos.

Já para o TEP Seriado ciclo 2/R3, o índice de aprovação foi de 84,47%. O exame, destinado aos médicos inscritos no Programa Nacional de Residência em Pediatria com duração de três anos, avaliou os candidatos por meio de questões teóricas e práticas. Os candidatos ao TEP Seriado ciclo 4/R1 e ciclo 3/R2 darão continuidade aos exames em 2019.

Segundo o dr. Hélcio, é importante que os candidatos às provas do TEP acessem o site da SBP e estudem as questões comentadas dos exames anteriores para que tenham uma ideia do que é exigido. “O exame é composto por perguntas sobre dermatologia, adolescência, cuidados primários, imunizações, pneumologia, infectologia, segurança da criança e do adolescente, ética, entre outras”, destaca.