São Paulo e Amazonas recebem cursos do Programa de Reanimação Neonatal da SBP

Com o objetivo de capacitar profissionais e, consequentemente, proporcionar um atendimento de excelência à população, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou no município de Atibaia (SP), em maio, mais um curso do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). A iniciativa foi requisitada pela Secretaria de Saúde de Atibaia (SP) para habilitar médicos e enfermeiros a realizarem os procedimentos adequados durante o nascimento, garantindo, assim, um primeiro atendimento apropriado e a preservação da qualidade de vida do recém-nascido.

No total, 35 profissionais da rede municipal realizaram o treinamento ministrado pela dra. Lucila Hashimoto, membro da SBP. Todos receberam certificados de conclusão das partes teórica e técnica do curso, que tem como norte preparar aqueles que estão na linha de frente. “Foi um privilégio poder disseminar esse protocolo tão importante no atendimento ao recém-nascido.

A iniciativa foi bastante elogiada, e os profissionais capacitados compreenderam a importância de possuir materiais básicos para recepção dos recém-nascidos com necessidade de possível atendimento de reanimação. Aqueles que não puderam participar já estão entusiasmados para a próxima turma e os que participaram se propuseram a repassar os conhecimentos adquiridos aos integrantes das suas equipes”, comemora dra. Lucila.

AMAZONAS -  O município de Tabatinga (AM), no interior do Amazonas, também realizou entre os dias 18 e 22 de maio, por meio da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), a capacitação, dentro do PRN-SBP, de 48 profissionais de saúde (enfermeiros e técnicos de enfermagem). “Ao levarmos esse conhecimento aos profissionais da Região, queremos melhorar a assistência ao recém-nascido e diminuir a mortalidade neonatal”, afirma o dr. José Antônio Candeia, instrutor de reanimação neonatal e o responsável por organizar a atividade.

Anteriormente, nos meses de abril e de maio, a Saped também promoveu cursos em Manaus (AM), conduzidos pela dras. Briza Rocha (coordenadora), Ana Paula Alfaia, Rossiclei Pinheiro e Nadia Pires. Os treinamentos, com aulas práticas e teóricas, foram voltadas para 120 enfermeiros da empresa de Serviço de Enfermagem e Gestão de Saúde do Amazonas (SEGEAM), que presta serviços em algumas maternidades públicas da capital; e também para 58 residentes de pediatria R1 e R2, 30 deles no Curso de Reanimação em Sala de Parto.

PRN EM NÚMEROS – No primeiro trimestre de 2021, o PRN-SBP já realizou 132 cursos, culminando com a certificação de 545 médicos e 220 profissionais de saúde em reanimação neonatal, 65 alunos no Curso de Prematuro e 121 no Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco.

No ano passado, mesmo com a pandemia da covid-19, o PRN-SBP realizou 671 cursos, certificando 4.621 profissionais, distribuídos da seguinte forma: 2.565 médicos e 1.122 profissionais de saúde em reanimação neonatal; 620 alunos no Curso de Prematuro; e 314 no Curso Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco.

O PRN-SBP tem como objetivo disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal. Os cursos seguem as abordagens e orientação do ILCOR (Internacional Liaison Committee on Resuscitation) com carga horária de 8 horas de duração, dividida em duas aulas teóricas e quatro aulas práticas.