No próximo dia 4, a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promovem a oficina “Os 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis – do nascimento até os dois anos de idade”, no auditório da Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), em Manaus (AM). O evento tem o intuito de promover a capacitação em boas práticas de nutrição dos profissionais que atuam na assistência às crianças venezuelanas migrantes e refugiadas.
A iniciativa, em âmbito local, marca a continuidade da parceria estabelecida a partir de 2018 entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Unicef. No último dia 19, a presidente da SAPED, dra. Elena Marta Amaral, e o representante do Unicef na região Norte, Antônio Carlos Cabral, firmaram um plano de ações conjuntas para o Amazonas em 2019.
Além de representantes do Unicef Brasil, a oficina contará com a participação dos pediatras da Saped que apresentarão informações atualizadas sobre promoção do aleitamento materno e nutrição infantil, com foco na utilização de alimentos naturais e nos riscos relacionados ao consumo precoce de açúcar e produtos ultraprocessados.
Além desta ação, a parceria inclui o "Projeto viva melhor sabendo jovem", para o controle da transmissão vertical de HIV e sífilis; e a “Plataforma dos Centros Urbanos”, que tem como prioridade assegurar os direitos da primeira infância, enfrentar a evasão escolar, promover os direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes e lutar pelo enfrentamento de homicídios nessa faixa etária.
Estratégias para a redução dos índices de prematuridade e mortalidade infantil e a defesa da criança migrante também integram a pauta. De acordo com a dra. Elena Marta, a expectativa é unir a larga experiência, tanto do Unicef quanto da filiada, para ampliar a eficácia dos esforços em prol das crianças e adolescentes no Estado.
“Nosso objetivo é focar em iniciativas que auxiliem na proteção integral da população pediátrica, com ênfase em ações de prevenção em saúde para aquelas em situação de vulnerabilidade, como as crianças migrantes. Estímulo à vacinação, treinamento dos profissionais da rede pública e o fornecimento de informações adequadas são algumas das opções de atuação”, ressaltou.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO – Além disso, na última semana, a SBP encaminhou a cada uma de suas 27 filiadas o material da campanha de vacinação, elaborada pela entidade em parceria com o Unicef. Destinado ao compartilhamento em redes sociais, como Facebook e Instagram, o conteúdo tem como objetivo principal conscientizar a população, em especial os pais de crianças pequenas, a respeito da importância indispensável das imunizações.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O MATERIAL DA CAMPANHA
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12