SBP abre Agosto Dourado com live em que solicita união dos pediatras em prol da amamentação

Com o tema “Aleitamento Materno: pediatra, faça a diferença!”, a campanha Agosto Dourado foi lançada oficialmente em live transmitida na plataforma da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no último dia 30. Para quem não teve a oportunidade de acompanhar ao vivo ou deseja assistir novamente, basta acessar o canal da SBP no YouTube. 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LIVE

Na abertura, o dr. Luciano Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM-SBP), destacou a união de todos pela amamentação e a participação do pediatra neste processo, fazendo a diferença na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Somos hoje 43 mil pediatras no Brasil e representamos cerca de 10% das sociedades médicas de especialidade. Logo, temos um papel muito importante na conscientização das pessoas. Somos o profissional mais solicitado pela mãe para orientação de alimentação saudável e de aleitamento materno. E temos que estar preparados para isso”, disse. 

Dra. Janini Selva Ginani, analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde e coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno na Secretaria de Atenção Primária à Saúde, lembrou que este ano é comemorada a 30a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), em parceria com o Ministério da Saúde, e também os 40 anos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. Em sua fala, também enfatizou a confiança depositada nos pediatras brasileiros e o envolvimento de todos na campanha. 

Os benefícios do leite materno na prevenção de diversas doenças como otite, diarreia, pneumonia, além da mortalidade infantil por doenças infecciosas foram trazidos pelo dr. Renato Kfouri, presidente do DC Imunizações da SBP. O médico destacou que o aleitamento materno tem demonstrado a presença de anticorpos anti-covid no leite materno de mães vacinadas. “Os dados ainda são preliminares. Ainda não sabemos que impacto isso terá na duração da proteção, mas não deixa de ser um dado positivo”. 

PAPEL DO PEDIATRA – O encontro também contou com a presença da dra. Fabíola Isabel Suano de Souza, professora adjunta do Departamento de Pediatria da Unifesp e especialista em Nutrologia Pediátrica e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBP. Na oportunidade, ela apresentou a aula “Aleitamento materno: promotor de saúde em curto e longo prazos”. Em sua exposição, enfatizou que “o pediatra amplia a perspectiva e a importância da promoção do aleitamento materno e a melhora dos indicadores de aleitamento materno é um compromisso de todos para essa e próximas gerações”. 

A importância do pediatra no incentivo ao ato de amamentar também foi destacado pela dra. Elsa Giugliani, membro do DCAM-SBP. “Neste Agosto Dourado, a SBP está empenhada em focar na responsabilidade do pediatra dentro deste processo, acreditando que este profissional tem uma posição privilegiada, quer por seu contato próximo com as famílias, quer por seu prestígio e confiança que a família deposita nele. Mas para fazer a diferença no aleitamento materno, é preciso estar preparado e atuar ativamente na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para fazer essa diferença na vida das crianças e famílias”, explicou.