SBP aguarda resultado de Consulta Pública sobre inclusão da vacina pneumocócica conjugada 13-valente ao PNI

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aguarda o resultado da Consulta Pública nº 98, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), sobre a inclusão da vacina pneumocócica conjugada 13-valente ao Programa Nacional de Imunização (PNI). A SBP enviou parecer favorável à proposta, que visa ampliar o uso da referida imunização a crianças de até cinco anos contra doenças pneumocócicas invasivas e pneumonia.

Conforme destaca o presidente do Departamento de Imunizações da SBP, Renato Kfouri, a vacina pneumocócica conjugada 13-valente garante proteção contra mais três sorotipos (3, 6A e 19A) de doenças pneumocócicas que não estão incluídos na vacina atualmente em uso no Brasil (vacina pneumocócica conjugada 10-valente).

“Há algum tempo estamos atuando por esse pleito, numa tentativa de garantir mais saúde para a população! Em reunião recente com a Conitec, a SBP apresentou inclusive dados relevantes a respeito do aumento na prevalência de casos desses três sorotipos que não são cobertos pela imunização atual”, frisou.

Segundo informa o secretário do Departamento de Imunizações da SBP, Eduardo Jorge, o sorotipo 19A é especialmente preocupante, uma vez que vem aumentando progressivamente a sua representatividade na epidemiologia brasileira e apresenta resistência a antibióticos. 

“Frente a esse contexto, a expectativa da SBP é pela substituição da vacina 10-valente pela 13-valente. Essa mudança ampliará a proteção das crianças brasileiras e, certamente, será um grande avanço”, conclui.