Em razão do Dia Mundial de Combate à Obesidade, celebrado no dia 4 de março, o monumento Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), foi iluminado de roxo. A ação foi acompanhada por representantes de diversas sociedades científicas para alertar sobre os riscos associados à obesidade. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também marcou presença, com a participação do dr. Cláudio Hoineff, membro da diretoria da entidade e presidente da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj).
“Os números da obesidade são alarmantes e estão aumentando entre as crianças, associados ao uso de telas e sedentarismo. As consequências disso são doenças cardíacas e metabólicas por toda a vida. Precisamos combater esse cenário da melhor forma possível”, pontou o dr. Cláudio.
A campanha foi realizada no Brasil pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), e contou ainda com o apoio do Núcleo Saúde e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor para a iluminação no monumento.
NOTA DE ALERTA – A fim de aumentar o debate a respeito dessa doença crônica e complexa, bem como enfrentar o estigma social que recai sobre os pacientes, a SBP lançou uma nota especial sobre o tema. O documento, elaborado pelo Departamento Científico de Endocrinologia da entidade, visa orientar pediatras, pais e responsáveis sobre medidas simples e eficazes que auxiliam na prevenção da obesidade infantil, uma vez que a obesidade iniciada na infância pode persistir durante a vida adulta.
PED CAST SBP: "Doenças infecciosas na escola: como prevenir"
25/02/2025 , 09:17Nota de pesar: dr. João Tomas de Abreu Carvalhaes
20/02/2025 , 17:52Abordagem da Dor no Recém-Nascido
20/02/2025 , 08:05Inscrições para o exame de Neurologia Pediátrica da SBP se encerr...
19/02/2025 , 18:09Nota de pesar: dra. Maria Ivone Freitas de Oliveira
19/02/2025 , 16:00SBP divulga cronograma e regras das eleições para diretoria 2025-...
17/02/2025 , 16:07