SBP auxilia na elaboração de guia nacional sobre uso consciente de telas por crianças e adolescentes

A coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Evelyn Eisenstein, participou da primeira reunião presencial do grupo responsável pela elaboração do “Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes”, do Governo Federal. O encontro foi coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e ocorreu na última terça-feira (25), em Brasília (DF), reunindo especialistas em torno das recomendações sobre o uso adequado de telas.

A partir das discussões realizadas, o grupo já disponibilizou uma biblioteca virtual com documentos de referência, tanto nacionais quanto internacionais, a respeito do uso adequado de tecnologia por crianças e adolescentes. “Dentre os textos listados, estão algumas publicações da SBP – como o guia #MenosTelas#MaisSaúde e Saúde de crianças e adolescentes na era digital –, que agora constam também no site do Governo Federal”, destacou a dra. Evelyn Eisenstein.

CLIQUE AQUI E ACESSE A BIBLIOTECA VIRTUAL  

Além da especialista da SBP, o grupo é composto por representantes da academia, de entidades com reconhecida atuação no tema e de ministérios do Governo Federal. Os membros continuarão se reunindo nos próximos meses para consolidar as diretrizes que comporão o Guia.

ESCUTA ATIVA - Reconhecendo a necessidade de participação social da população no processo de desenvolvimento do Guia, está sendo realizado também um projeto de escuta participativa sobre o tema. Desenvolvida pelo Instituto Alana com o apoio da embaixada do Reino Unido no Brasil e da SECOM, a iniciativa busca ouvir jovens e seus responsáveis, bem como educadores de todo Brasil.  "Para que o Guia seja útil e aplicável, é imprescindível incluir a perspectiva das crianças e adolescentes", ressaltam os representantes do grupo.

A escuta ocorrerá em formato online, ao vivo (sincrônico), com duração de duas horas. Para participar, basta se inscrever através dos links, de acordo com o seu perfil:

Grupo 1 - Pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes de 0 a 17 anos

Grupo 2 - Crianças e adolescentes de 11 a 17 anos

Grupo 3 - Professores e/ou Educadores

Responsáveis por crianças ou adolescentes entre 11 e 17 anos de idade podem se inscrever diretamente para participar do grupo 1, além de inscrever a criança ou o adolescente entre 11 e 17 anos no formulário 2. Outras informações estão disponíveis aqui.

*Com informações da SECOM/PR.