SBP capacita profissionais em reanimação neonatal no Rio Grande do Norte

Com o objetivo de capacitar profissionais e, consequentemente, proporcionar um atendimento de excelência à população, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou em junho, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), mais um curso do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). A iniciativa habilitou médicos e residentes a realizarem os procedimentos adequados durante o nascimento, garantindo, assim, um primeiro atendimento apropriado e a preservação da qualidade de vida do recém-nascido.

Os treinamentos, com aulas práticas e teóricas, foram voltados para 32 médicos e estudantes dos 5º e 6º ano de Medicina. Durante o curso, coordenado pela dra. Nívia Maria Rodrigues Arrais, as aulas teóricas foram realizadas de forma remota e as práticas ocorreram no Laboratório de Habilidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seguindo os protocolos de segurança para prevenção da covid-19.

Todos os participantes foram aprovados e receberam certificados de conclusão das etapas teórica e técnica do curso. Os principais conteúdos abordados foram: passos iniciais de reanimação neonatal; ventilação com pressão positiva; ventilação com balão e máscara; reanimação neonatal avançada; intubação traqueal; e massagem cardíaca e medicações.

Nos próximos meses, o PRN-SBP realizará, também em parceria com a Sopern, os cursos: “Reanimação do prematuro em sala de parto” e “Transporte do recém-nascido de alto risco”. O PRN-SBP tem como objetivo disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal.

Os cursos seguem as abordagens e orientação do ILCOR (Internacional Liaison Committee on Resuscitation) com carga horária de 8 horas de duração, dividida em duas aulas teóricas e quatro aulas práticas.