Um dos maiores êxitos da medicina, a erradicação da varíola completa 40 anos neste fim de ano. Para celebrar o marco — confirmado em dezembro de 1979 e oficializado na 33º Assembleia Mundial de Saúde, em maio de 1980 –, o Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou uma nota para os associados e a população em geral no intuito de relembrar a importância da vacinação, comprovadamente o método mais eficaz de controlar e eliminar doenças infectocontagiosas.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A NOTA.
Conforme ressalta o texto, é fundamental que todos os profissionais de saúde, especialmente os pediatras, utilizem sua influência para conscientizar pais e familiares sobre os graves riscos a que estão submetidos crianças e adolescentes não vacinados. Somente em 2019, já foram confirmados quase 13,5 mil casos e 15 mortes por sarampo no Brasil.
“Estamos vivendo um momento crítico em saúde pública, com queda nas taxas de coberturas vacinais e o ressurgimento de doenças que considerávamos estarem próximas da erradicação, como o sarampo. Somente com uma atuação coesa e bem fundamentada em prol das vacinas, teremos oportunidade de vivenciar a erradicação de outras doenças imunopreveníveis, como ocorreu com a varíola”, diz a nota.
HISTÓRICO – Responsável pela morte de mais de 300 milhões de pessoas, somente no século XX, a varíola é a única doença humana completamente extinta pelo homem. O sucesso do programa de erradicação forneceu conhecimento e ferramentas vitais no que diz respeito à vigilância epidemiológica, aos benefícios da vacinação de bloqueio e à importância da promoção da saúde no enfrentamento a enfermidades como a poliomielite e o ebola.
Além disso, permitiu estabelecer as bases para o fortalecimento de programas de imunização e de atenção primária, além de impulsionar o acesso universal à saúde em diversos países. No Brasil, esse direito é garantido desde a Constituição Federal de 1988.
Para comemorar a erradicação da varíola, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou uma campanha, em que, ao longo do próximo ano, a entidade e seus parceiros destacarão o feito e trabalharão para aumentar a conscientização sobre a necessidade de continuar a lutar contra a poliomielite, o sarampo, dentre outras doenças, com o objetivo de acelerar os investimentos na segurança global da saúde.
Uma exibição sobre o tema está programada para a Assembleia Mundial da Saúde, que acontecerá em maio de 2020. O filme também deve ser apresentado em outros eventos, incluindo na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
*Com informações da assessoria de Comunicação da SBIm
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12