SBP comunica o falecimento do pediatra mineiro Antônio José das Chagas

 Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) e a Academia Mineira de Pediatria (AMP) comunicam o falecimento do dr. Antônio José das Chagas. O endocrinologista pediátrico mineiro faleceu nesta quinta-feira (18), aos 84 anos.

Reconhecido por sua incansável defesa da infância plena e feliz, dr. Chagas, como era conhecido, foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e precursor da endocrinologia pediátrica no Brasil. Além disso, foi membro e criador dos departamentos científicos de endocrinologia da SMP e da SBP, membro titular da AMP e referência internacional.

O presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio de Aragão Dantas Alves, exalta a trajetória do médico. “Médico cortês, afável e simples, como um bom mineiro, tinha como paixão a saúde das crianças. Foi um grande professor e educador e fará muita falta para a Medicina brasileira e, especialmente, para a Pediatria”.

Nascido em uma família humilde em Bom Despacho (MG), ingressou aos 30 anos no curso de Medicina da UFMG. E conciliava os estudos com plantões noturnos de controlador de tráfego aéreo do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Fez sua residência em Pediatria na Universidade de São Paulo (USP) e especialização na Universidade de Paris, na França, onde começou seu trabalho como endocrinologista. 

“Dr. Chagas foi um dos pioneiros da endocrinologia pediátrica no Brasil e criou o serviço nesta área na UFMG, que é reconhecido por sua excelência e por ter formado diversos médicos que atuam em todo o país”, declara dr. Crésio.