SBP convida pediatras a participarem da consulta pública sobre Política de Promoção da Saúde na Atenção Primária

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) convida seus associados a participarem ativamente da Consulta Pública realizada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de definir as recomendações da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária. As respostas deverão ser encaminhadas até a próxima quarta-feira (27).

“É muito importante a nossa participação neste processo para assegurar e ampliar o espaço da Pediatria na Atenção Primária à Saúde no SUS. Peço gentilmente a todos que acessem a consulta pública”, conclama a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

PROPOSTAS - Para ajudar os pediatras, a SBP preparou seis pequenos textos com propostas de inclusão no documento. O material pode ser utilizado pelos pediatras como orientação na hora de preencher o formulário da consulta pública, que se divide em seis grandes temas.

Em cada um destes temas, são apresentadas três perguntas. Por orientação da SBP, o pediatra deverá sugerir a inclusão da redação proposta pela SBP, conforme as indicações abaixo, sempre no item 03. Basta copiar o texto sugerido e colar no respectivo campo. O processo leva poucos minutos para ser concluído.

ACESSE AQUI AS SUGESTÕES DA SBP PARA A CONSULTA PÚBLICA.

A intenção do Ministério da Saúde é ampliar a participação na construção das recomendações por meio dessa consulta pública. O órgão sugere que as respostas sejam baseadas em conhecimentos e experiências profissionais, em particular na Atenção Primária à Saúde. No entendimento da SBP, os encaminhamentos feitos pela entidade expressam a percepção da categoria, sendo útil para unificar o posicionamento dos pediatras frente aos temas em destaque.

REALIDADE - Para a definição das recomendações apresentadas na consulta pública, o Ministério da Saúde utiliza o método DELPHI, com enfoque qualitativo, indicado para compreender uma dada realidade e obter o conhecimento de especialistas no tema para apoiar as ações e decisões da pasta.

O documento apresenta as recomendações organizadas em blocos distintos, segundo categoria de atores responsáveis pela sua implementação/operacionalização. São elas:  Equipes de profissionais da APS (EE); Equipes de profissionais Equipe APS + Gestão da APS (EG): Gestão da APS (GG); Comitê Gestor Intersetorial (CG); Comitê Gestor Intersetorial + gestão da APS (CGGG).

ACESSE A CONSULTA PÚBLICA AQUI