SBP cria Grupo de Trabalho em Cirurgia Pediátrica visando integração entre as áreas

O fim do ano de 2020 trouxe uma importante novidade para os quadros da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em dezembro, foi criado o Grupo de Trabalho em Cirurgia Pediátrica, iniciativa que pretende unir forças da SBP e da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE).  Dr. Alcides Augusto Salzedas Netto, coordenador do novo GT e membro do CIPE, explica que começaram há cerca de um ano conversas com dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, visando essa resolução.

“Nosso principal objetivo é integrar a cirurgia pediátrica e a pediatria, através da produção de manuais de conduta, de um livro-texto, além da organização de palestras e congressos. Essa ação é muito importante, pois era uma demanda que existia há um bom tempo de ambas as áreas e que finalmente conseguimos concretizar”, analisa.

Há 26 anos atuando como pediatra, sendo 21 como cirurgião pediátrico, dr. Alcides acredita que a composição diversa pode ser um grande trunfo para o grupo.“Dentre os membros do GT, temos profissionais de vários estados do País. O Brasil é muito grande e esse contato entre médicos de diferentes estados traz para o centro das discussões distintas realidades sociais e o exercício da cirurgia pediátrica. Abrimos um canal permanente e essencial de conversa, de troca de experiências e de integração entre as especialidades”, afirma.

Nesse sentido, explica o especialista, o Grupo de Trabalho em Cirurgia Pediátrica já inicia 2021 com alguns projetos.“No momento, estamos distribuindo funções para que seja produzido o nosso primeiro livro, no qual abordaremos as condutas relacionadas à cirurgia pediátrica. E a nossa expectativa é que o material seja publicado ainda neste primeiro semestre”, detalha dr. Alcides.

O Grupo de Trabalho em Cirurgia Pediátrica é formado pelos drs.: Alcides Augusto Salzedas Netto; Maria do Socorro Campos; Antonio Aldo Melo Filho; Bonifácio Katsunori Takegawa;   Márcio Lopes Miranda; Luciano da Silva Guimarães; Adriano Luis Gomes; Vilani Kremer; Lisieux Eyer de Jesus; Marianne Weber Arnold;  Heloisa Galvão do Amaral Campos; e Idlan Albuquerque.