SBP disponibiliza Manual de Suporte Nutricional aos associados

Para atualizar os pediatras em relação às condutas mais recentes de terapia nutricional, a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) disponibilizou aos associados a primeira edição do “Manual de Suporte Nutricional da SBP”. A publicação, disponível para consulta e download no portal da entidade, foi lançada oficialmente durante a 39ª edição do Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Porto Alegre (RS).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MANUAL

“Além de curar enfermidades, o cuidado pediátrico também deve promover o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes. Nesse contexto, é fundamental que os pediatras estejam aptos para a condução da terapia nutricional do paciente internado, atendendo suas necessidades específicas de nutrição, no intuito de contribuir para a melhora do quadro clínico como um todo”, afirmou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. A especialista é responsável pela revisão do livro, em parceria com o diretor de Departamentos Científicos da SBP, dr. Dirceu Solé.

Na avaliação do presidente do DC de Suporte Nutricional da SBP e organizador da publicação, dr. Rubens Feferbaum, o Manual é uma fonte criteriosa de orientação, com abordagens úteis e indicações práticas sobre “Triagem e avaliação nutricional”, “Dispositivos para nutrição enteral”, “Vias de acesso para nutrição parenteral”, “Terapia domiciliar”, “Indicadores de qualidade”, entre outros. 

Ao longo de 271 páginas, o livro apresenta todo o conteúdo científico dividido em quatro módulos: Bases do Suporte Nutricional em Pediatria (Módulo I); Terapia de Nutrição Enteral (Módulo II); Nutrição Parental (Módulo III); e Terapia Nutricional em situações específicas e Gerenciamento Hospitalar (Módulo IV).

“O adequado suporte nutricional tem potencial para enfrentar a desnutrição hospitalar associada às doenças, colaborando na redução dos riscos de complicações e no tempo de internação do paciente. Convido os pediatras a consultarem mais essa ferramenta elaborada pela SBP, uma vez que o conhecimento das características de nutrição clínica pediátrica é essencial para o cuidado desta população”, salientou o dr. Rubens.