Para celebrar o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, o Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta quinta-feira (15) o documento científico “Hábitos saudáveis e prevenção de infecções”, com o objetivo de alertar os pediatras e profissionais de saúde da importância de trabalhar o tema com seus pacientes diante da pandemia de Covid-19.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO
Também nesta quinta-feira, às 19h30, também acontece a live “Hábitos saudáveis e prevenção de infecções”, com apoio da Lysol. O encontro virtual contará com a participação da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, que fará a moderação do debate. Também estarão presentes o presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP, dr. Marco Aurélio Sáfadi; e o presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP, dr. Tadeu Fernandes.
ASSISTA AQUI A TRANSMISSÃO DA LIVE
PREVENÇÃO – Segundo o documento da SBP, a transmissão controlada para o achatamento da curva de novos casos da COVID-19 se faz com medidas de higiene, como lavar as mãos de modo adequado e correto, manter o distanciamento social, adotar o trabalho remoto, usar máscaras, limitar eventos públicos e restringir viagens internacionais, visando a redução da disseminação da infecção e, desse modo, reduzir a pressão sobre o sistema de saúde.
O uso de máscaras é fundamental, um estudo mostrou que o uso de máscara reduziu em 25% o risco de infecção, enquanto naqueles que só mantiveram o distanciamento a redução foi de 15%. Os pesquisadores basearam essa conclusão na análise do surto de coronavírus no navio de guerra americano USS Theodore Roosevelt. A marinha americana informou que de uma tripulação com cerca de 4.800 marinheiros, 1.273 testaram positivos para o SARS-CoV-2 e 382 participaram do estudo.
“Destaque na transmissão controlada é a medida de lavar as mãos com sabão, uma das intervenções mais baratas e eficazes que podemos fazer para proteção individual e coletiva contra o coronavírus, e muitas outras doenças infecciosas. Como lavar as mãos e quando lavar as mãos são, portanto, medidas de extrema importância. Eficaz, mas pouco praticada, implicando em uma urgente demanda de educação, além de oferecer condições para esta prática, segundo um importante documento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)”, diz trecho do documento.
O documento aborda ainda sobre como a lavagem de mãos e objetos ajuda na prevenção de diversos tipos de infecções, ensina a forma correta de lavar as mãos.
“A SBP entende que o desafio é integrar os conhecimentos médico-científicos, jurídicos e de gestão à sensibilidade ética e humanitária numa única abordagem. A OMS tem divulgado globalmente a campanha de higienização das mãos e dia 15 de outubro foi eleito como um dia para alertarmos, educarmos, divulgarmos, e difundirmos este ato simples, prático, barato, seguro e eficaz para juntos vencermos mais uma batalha nesta guerra contra o SARS-CoV-2, e tenho certeza, unidos venceremos”, destaca o presidente do DC de Pediatria Ambulatorial, dr. Tadeu Fernandes.
E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SB...
25/11/2024 , 09:10Volume 14, número 3, da revista RP já está disponível para leitur...
25/11/2024 , 09:07Manual de seguimento do Recém-nascido de alto risco - 2ª edição
25/11/2024 , 08:34Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18