SBP divulga e-book sobre uso de plataformas virtuais e ensino remoto publicado pela UFMG


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicou recentemente o e-book “Guia prático para uso de plataformas virtuais e ensino remoto”, conteúdo que tem como objetivo explicar de forma didática e prática sobre o uso de plataformas digitais em contexto de educação. A obra foi idealizada em parceria com o Centro de Comunicação Social (CCS) e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Instituição.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) decidiu apoiar a divulgação da publicação, pois entende que este é mais um mecanismo para auxiliar os pediatras, especialmente aqueles que também são docentes e enfrentam as dificuldades neste momento de pandemia.

“Sabemos que, com a pandemia de COVID-19, muitos especialistas, que ministram aulas nas universidades, foram surpreendidos com tantas ferramentas novas e diferentes no seu cotidiano. Cada vez mais, há grande importância de atualização sobre quais plataformas fornecem certos tipos de vantagens e funcionalidades. E esse ebook produzido pela UFMG é muito completo e relevante para o cenário atual”, avalia a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EBOOK

CONTEÚDO – O e-book contempla as plataformas Google Meet, Zoom, Skype, Microsoft Teams e RNP Conferência Web, com uma explicação sobre os principais pontos práticos de cada uma delas. Há ainda capítulos dedicados a transmissão de sessão e produção de aulas a partir de programas gravadores de telas, de uso livre e gratuito e que permitem sincronicidade entre imagem da tela e áudio gravado.

O livro também informa sobre a chamada etiqueta digital – que seriam os comportamentos adequados nas interações por esse ambiente –, os principais pontos sobre direitos autorais e de imagem no contexto de sala de aula virtual e compila um glossário com os principais termos utilizados.

“Procuramos ressaltar os usos institucionais dessas ferramentas para o ensino, informando sobre sua segurança, tipos de recursos que cada uma oferece e a facilidade (ou não) de utilização desses recursos. Foi dado especial cuidado gráfico para mostrar com maior clareza as diversas funções mostradas nas telas de cada plataforma, de forma a funcionar como um passo a passo para utilização de cada uma delas”, diz trecho de abertura do ebook.

O projeto está dentro das iniciativas do AVAS 21, política da diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG de inserção da tecnologia no ensino e o formato e-book foi escolhido por permitir atualizações e revisões a curto prazo. A equipe do projeto foi composta por seis professores da Faculdade de Medicina da UFMG e oito alunos.

*Com informações da UFMG