A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta quinta-feira (30) um novo Guia Prático de Atualização para incentivar o uso da Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente. Elaborado pelo Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da entidade e patrocinado pela Mead Johnson, o documento é a primeira edição de uma série de 11 volumes com orientações que visam qualificar os pediatras para a utilização da Caderneta como instrumento de vigilância, prevenção e promoção da saúde.
PARA TER ACESSO AO DOCUMENTO, ACESSE AQUI
Segundo a dra. Liubiana Regazzoni, presidente do DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, a iniciativa de organizar informações atualizadas sobre o tema surgiu a partir da aprovação da Lei 13.438/2017, que entrou em vigor no final de outubro e torna obrigatória a adoção da Caderneta em consultas pediátricas para todas as crianças durante os seus primeiros 18 meses de vida.
“A partir de agora, o médico precisa necessariamente preencher a Caderneta de Saúde dos pacientes. Nosso objetivo é oferecer conteúdo científico para que a avaliação em consultório ocorra de forma qualificada”, destacou a especialista. Para auxiliar os pediatras, a SBP divulgará, a cada dois meses, uma nova edição do Guia Prático com foco em uma determinada faixa etária. Ao todo, o documento abrangerá os cuidados necessários desde o nascimento até os dez anos de idade.
De acordo com o documento, a Caderneta representa uma das ferramentas mais eficazes para identificar atrasos e minimizar agravos no desenvolvimento na população pediátrica. Com distribuição gratuita e linguagem acessível, o livrete permite aos pediatras e pais acompanharem o crescimento da criança por meio de gráficos e outros marcos. Além disso, contém espaço para dados de identificação, cronograma de vacinação e esclarecimentos sobre os principais direitos da infância, estimulando a construção da cidadania.
NOVA CADERNETA – Uma edição atualizada da Caderneta de Saúde da Criança, que contou com a colaboração da SBP, será lançada pelo Ministério da Saúde a partir deste mês de dezembro. Para a presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Silva, a análise adequada das páginas da Caderneta pode propiciar o diagnóstico de sinais de alerta para a percepção de alterações do neurodesenvolvimento.
“Apesar da relevância e facilidade de acesso, a Caderneta apresenta baixos índices de preenchimento e utilização precária. Para que ela cumpra seu papel de forma efetiva, é preciso ampliar os investimentos em capacitação”, destacou a presidente. Ela avalia ainda que as famílias devem ser incentivadas a ler o conteúdo e tirar suas dúvidas com profissionais.
ADOLESCÊNCIA – De acordo com a dra. Liubiana, a promoção da Caderneta de Saúde do Adolescente também está contemplada no planejamento estratégico da SBP. Entretanto, será executada em um segundo momento. Dentre os temas previstos para abordagem encontram-se: métodos contraceptivos, gravidez precoce, sexo, sexualidade, uso de drogas, construção de autonomia, dentre outros.
REGULAMENTAÇÃO – Nos dias 28 e 29 de setembro, a convite do Ministério da Saúde, a SBP participou das discussões que levaram ao consenso sobre o uso da CSC como instrumento de maior alcance para a vigilância do pleno desenvolvimento na puericultura, que inclui, dentre as diferentes dimensões, os aspectos psíquicos. A definição da diretriz pode ser encontrada na Lei 13.438/2017, cujo conteúdo completo pode ser acessado neste LINK.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12