SBP divulga manifesto de apoio aos cientistas pela recusa ao Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta terça-feira (9) um manifesto de apoio ao epidemiologista Professor Dr. Cesar Victora diante da recusa à homenagem proposta pelo Governo Federal e que o distinguia com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico. Na visão da entidade, a recusa confronta a forma com o qual o Governo Brasileiro vem tratando a pandemia de covid-19, em muitos momentos contrariando a Ciência e a Medicina.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO MANIFESTO

No documento, a SBP também se solidariza ainda com os cientistas Dra. Adele Schwartz Benzaken e Dr. Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, cujos nomes foram retirados da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico por serem contrários à forma arbitrária com a qual o Governo Federal tem tratado a pandemia de covid-19.

Por fim, a SBP reitera a importância do respeito e apoio a estes e outros inúmeros pesquisadores, especialmente neste momento de crise epidemiológica e clama às instituições que observem suas prerrogativas, funções e compromissos legais, morais e éticos, pautando-se por ações que, acima de tudo, busquem a proteção da vida e da saúde dos brasileiros.