SBP e ABP celebram o centésimo aniversário do Acadêmico Júlio Dickstein, uma referência para a pediatria

No último dia 10 de outubro, o Acadêmico Dr. Júlio Dickstein completou 100 anos de vida e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) celebram esse momento deste pediatra que é uma referência em nossa especialidade!  

Formado em 1949 na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. Sempre esteve à frente de seu tempo - foi o precursor no tratamento da eritoblastose fetal por exsanguíneo transfusão, criou a primeira Unidade de Terapia Intensiva Infantil da cidade do Rio de Janeiro no Hospital do Servidor Público, que formou os primeiros especialistas nessa área, inovou o processo de alimentação parenteral total utilizando o lipídio de soja. 

Com a experiência acumulada em tratamento de casos graves, voltou seu interesse para a atenção primária à saúde, com a visão que era necessário agir precocemente para evitar as doenças e, assim dedicou-se às ações básicas de saúde na Legião Brasileira de Assistência. 

Ao aposentar-se passou a se dedicar ao atendimento de meninos e meninas de rua, na Fundação São Martinho. Foi presidente da SBP de 1974 a 1975 e responsável pela expansão da sociedade e do Jornal de Pediatria, de modo que todos temos muito a celebrar e agradecer ao Dr. Júlio Dickstein.