Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) informam o falecimento do acadêmico dr. Reinaldo de Menezes Martins. O velório e o crematório serão realizados nesta sexta-feira (18), das 9h às 13h, no Cemitério São Francisco de Paulo, na Rua Catumbi, 120, bairro Catumbi, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Todos nós, pediatras brasileiros, lamentamos a morte deste estimável profissional que muito contribuiu para o crescimento e o fortalecimento da pediatria brasileira. Era um excelente pesquisador que muito contribuiu para a ciência do nosso País”, lamenta a presidente da SBP, dra. Luciana Silva.
TRAJETÓRIA - Nascido em Mimoso do Sul (ES), em 28 de outubro de 1936, foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro (1948-1955), onde presidiu a sociedade dos alunos, da qual se tornou membro honorário. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1960.
Pediatra atuante, logo após a formatura trabalhou em Hospitais de Pronto Socorro, na Maternidade Fernando Magalhães, e em Centros de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro, de 1966 a 1976, onde chefiou Serviços de Puericultura e Pediatria. Trabalhou no Serviço de Pediatria do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB), atual Hospital da Lagoa, desde 1963 até 1995. Foi chefe do Serviço de Pediatria do Hospital da Lagoa (1977-1992), e Diretor do Centro de Estudos desse hospital.
Dr. Reinaldo também coordenou e foi secretário executivo do Grupo de Defesa da Saúde da Criança (1987-1994), organização que se empenhou em promover as ações básicas de saúde, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Foi chefe da Assessoria de Estudos Clínicos de Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da qual era, atualmente, Consultor Científico. Coordenou estudos clínicos que permitiram a produção nacional da vacina recombinante contra hepatite B, produzida pelo Instituto Butantan, e a vacina tetravalente DTP/Hib, produzida por Bio-Manguinhos, em parceria com o Instituto Butantan. Esses estudos viabilizaram a obtenção de uma vacina pentavalente DTP/HB/Hib, cujo estudo clínico está em curso.
O pediatra foi membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Ministério da Saúde, tendo participado da elaboração de vários Manuais do Ministério da Saúde, como o “Manual de Normas de Vacinação”, o “Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação”, o “Manual dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais”, as “Recomendações para Imunização Ativa e Passiva de Doentes com Neoplasias”, as “Recomendações para Vacinação em Pessoas Infectadas pelo HIV”.
Além disso, dr. Reinaldo era membro, como representante de Bio-Manguinhos/Fiocruz, do “Vaccine Pharmacovigilance Working Group”, do “Council for International Organizations of Medical Sciences”, filiado à Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse grupo internacional estuda os eventos adversos pós-vacinais.
VIDA ASSOCIATIVA - Na área do magistério, entre outras atuações, foi Professor Titular de Pediatria do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas (1981). Na vida associativa, exerceu diversos cargos e funções na SBP, destacando-se os de vice-presidente (1978-1979) e presidente (1980-1982), além das de integrante da comissão coordenadora dos comitês científicos da SBP (1984), secretário geral da entidade, presidente e membro do Comitê de Doenças Infecciosas durante vários mandatos.
Durante a sua gestão na presidência da SBP instaurou nova estrutura político-administrativa, criando-se um Conselho Superior constituído por todos os Presidentes de Filiadas Estaduais, com funções deliberativas e executivas, e criou a unificação do sistema de cobrança, que passou a ser feita de maneira informatizada e centralizada pela SBP. Assim, como é até hoje, a SBP passou a ter uma direção colegiada. Acentuou-se a “nacionalização” dos Comitês da SBP e foram incentivados os Congressos de subespecialidades pediátricas. O processo eleitoral passou a realizar-se através de eleições com voto universal e secreto, pelos Correios, em vez de eleições em assembleias.
Durante seu mandato, a SBP se envolveu intensamente com as ações públicas de saúde, como as campanhas nacionais de vacinação (começando com os Dias Nacionais de Vacinação contra Poliomielite, em 1980), aleitamento materno e reidratação oral. Dr. Reinaldo editou, com o dr. Álvaro Aguiar, o livro “História da Pediatria Brasileira”, publicado em 1996, e foi autor ou coautor de numerosos trabalhos científicos e capítulos de livros, principalmente nos campos da Infectologia e Pediatria Social. Colaborou como consultor do Memorial da Pediatria Brasileira, localizado no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro.
ACADEMIA - Ele foi membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) desde sua fundação (1997), onde ocupou a cadeira 5, do patrono Luiz Pedro Barbosa, tendo sido secretário por dois mandatos (na Presidência de Nelson Barros, 1997-2001) e depois presidente também por dois mandatos (2002-2006). Foram seus secretários os acadêmicos dr. Nelson Grisard e dra. Dalva Sayeg.
Em seu mandato como presidente, com a colaboração e coordenação do dr. Julio Dickstein, realizou os Fóruns “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude”, que se tornaram uma tradição da Academia. Durante sua gestão na ABP, teve início a proposta de criar o Teatro da Academia Brasileira de Pediatria, concretizada no mandato seguinte, sob a Presidência do Acadêmico dr. Edward Tonelli, tendo como secretário o acadêmico dr. José Dias Rego. Também em seu mandato foi ainda reformado o regulamento da ABP, tendo como objetivo principal garantir atuação harmônica entre a SBP e a ABP.
Em 21 de novembro de 2007, por ocasião da 7ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, foi homenageado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, “pela relevante contribuição do seu trabalho para o desenvolvimento das ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no País e para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira”.
Por indicação de seus colegas, foi escolhido como “Profissional do Ano” de Bio-Manguinhos, Fiocruz, em dezembro de 2007. Dr. Reinaldo era casado com Maria Neuza Guimarães Menezes Martins, com quem teve os filhos Marilia e Flávio.
SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06Com participação da SBP, Comitê Nacional de Amamentação define me...
20/12/2024 , 10:16NOTA DE ALERTA | INFLUENCIADORES MIRINS
18/12/2024 , 17:14Revista Residência Pediátrica divulga resultado do concurso para ...
17/12/2024 , 11:33PEDCAST SBP: "Será que meu filho adolescente tem autismo?"
16/12/2024 , 13:50Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia são tema de worksho...
16/12/2024 , 13:43