SBP e ABP lançam livro sobre a história da Neonatologia no Brasil

A Neonatologia foi a precursora e o modelo de desenvolvimento de áreas de atuação na Pediatria brasileira. É o que ressalta o livro ‘História da Neonatologia no Brasil’, recém-publicado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Lançada durante o 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Florianópolis, a publicação conta a história dessa área de atuação pediátrica no mundo, desde os primórdios em 1890; a jornada de consolidação no meio científico; e sua chegada e avanço no Brasil, em 1960 até 1990.

Durante o lançamento, mais de 500 exemplares foram distribuídos aos participantes do evento. Ao longo de 320 páginas, o dr. Navantino Alves Filho – autor e membro titular da ABP e ex-presidente da SBP – apresenta um estudo minucioso sobre os grandes marcos da Neonatologia no mundo, desde seu surgimento embrionário na França, desenvolvimento nos Estados Unidos e Inglaterra, até os primeiros passos e evolução no contexto brasileiro, em todas as regiões do país.

“Foram quatro anos de trabalho com o auxílio valioso de 24 relatores de vários estados, que me forneceram as informações históricas de suas localidades. Minha esposa Júnia de Castro Magalhães Alves fez toda a formação e uniformização ortográfica da primeira à última página. Era professora titular de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e faleceu antes da impressão gráfica do livro. Trabalhamos em parceria na edição deste livro”, ressalta o dr. Navantino.

No estudo, os leitores também encontrarão uma reflexão sobre o futuro da especialidade, relatado pelas dras. Ruth Guinsburg e Maria Fernanda Almeida – coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da SBP. As especialistas ressaltam a missão dos novos neonatologistas de melhorar a qualidade da assistência neonatal por meio da educação e da pesquisa.

“Entendemos que, ao final, também como uma lembrança àqueles que ao se deleitarem com as histórias contadas e o passado da atenção aos recém-nascidos no Brasil e no mundo começassem a antever um futuro próximo como neonatologistas atuais”, enfatiza. 

A publicação recebeu patrocínio da fabricante de equipamentos médicos e de laboratórios Fanem, que viabilizou a impressão de 3.500 exemplares para serem distribuídos gratuitamente pelas filiadas da SBP. A versão e-book estará disponível para acesso dos associados nos sites da ABP e SBP a partir de novembro.