SBP e CBR estreitam laços para dar continuidade à campanha Justifique, que visa mais proteção nos exames pediátricos por imagem

O fortalecimento da campanha Justifique!, fruto de parceria selada em 2020 entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), está entre as metas das instituições para este ano. As tratativas de continuidade à iniciativa ocorreram durante o 50º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR21), realizado entre os dias 8 e 12 de outubro deste ano, em formato on-line.

No ato, representando a SBP, estava o 2º vice-presidente da instituição, dr. Edson Ferreira Liberal, que, durante a abertura do evento, falou a respeito da conscientização dos pediatras e demais médicos sobre a necessidade de cuidados especiais ao solicitar exames radiológicos (tomografia computadorizada e raios-x), especialmente para crianças e adolescentes.

“Nossa parceria tem como foco central ressaltar o princípio da justificação, ou seja, o pediatra deve ponderar criteriosamente a necessidade do exame. Esse conceito do princípio da justificação nos indica que os exames de imagem só devem ser solicitados quando há uma justificativa plausível e fundamental”, salientou.

Importante passo para a realização da iniciativa no Brasil foi dado em 2018 por meio da campanha Image Gently – a qual a campanha lançada pela SBP e CBR está vinculada – integrada à Alliance for Radiation Safety in Pediatric Imaging, uma rede internacional composta por mais de cem instituições científicas, em cinco continentes e países como Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Canadá, Bélgica, Itália, Japão, Portugal, entre outros. Iniciada em 2006, pela The Society for Pediatric Radiology, ao longo dos anos a campanha ganhou ações específicas nas áreas da Fluoroscopia, Intervenção e Odontologia.

No Brasil, a iniciativa foi encampada preliminarmente pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), em 2016. Além da SBP, a campanha conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Latinoamericana de Radiologia Pediátrica (SLARP), Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), Comitê de Proteção Radiológica do Latin Safe e Federação Mundial de Radiologia Pediátrica (WFPI).

“A campanha também visa estimular os técnicos responsáveis pela execução dos exames a fazerem as adaptações necessárias nos equipamentos, adequando-os às características físicas dos pequenos pacientes”, complementa a presidente da SPP, dra. Kerstin Taniguchi Abagge.

NOVA FASE – Para contar um pouco mais sobre as próximas etapas da campanha Justifique!, o SBP Notícias conversou com a coordenadora da Comissão de Proteção Radiológica do CBR, dra. Mônica Oliveira Bernardo. No bate-papo, a especialista conta que durante a aplicação do projeto “CONSENSO”, que visa o aumento da conscientização no hospital em que trabalha, obteve resultados positivos com a redução da solicitação de exames não-justificados. Os dados foram apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Dra. Mônica também apresenta outros três projetos sobre os princípios e indicações dos exames radiológicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais foram traduzidos pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal, e adaptados pelo CBR.

“Nossa campanha visa evitar a exposição desnecessária das crianças à radiação. O exame radiológico é seguro e proporciona benefícios aos pacientes se bem indicados (Justificados). A campanha pode contribuir com o médico na redução da exposição ao paciente e os pediatras são primordiais no fortalecimento do aumento dessa conscientização”, ressalta.

Leia, a seguir, a íntegra da entrevista.

SBP NOTÍCIAS – Em 2020, a SBP e o CBR lançaram a campanha nacional “Justifique!” para o uso racional de exame de imagem. Houve alguma mudança significativa desde o lançamento da campanha até os dias atuais no que se refere à diminuição da solicitação de exames de imagens para crianças? Se sim, qual o quantitativo e/ou percentual de redução?

Mônica Bernardo (MB) – Apliquei um projeto com aumento da conscientização no hospital que trabalho chamado projeto “CONSENSO” e de implantação da campanha de Proteção Radiológica Infantil, baseada nas campanhas internacionais e Choosing Wisely em outros hospitais no Brasil, e tivemos resultados positivos com redução da solicitação de exames não-justificados (11 a 26%). Apresentamos esses dados em vários congressos nacionais e internacionais. Acredito que seria um momento oportuno para aplicarmos um questionário aos pediatras e coletar dados.

SBP NOTÍCIAS Quais são as propostas desta parceria do CBR com a SBP para o futuro? Como se pretende dar continuidade à campanha?

MB – A Comissão de Proteção Radiológica do CBR está com projetos em andamento relacionados a este tema. O Projeto 01: “Comunicação e diálogo sobre o risco e o benefício dos exames radiológicos”, tem por objetivo aumentar o conhecimento e conscientização com engajamento dos médicos solicitantes, comunidade acadêmica e pacientes/pais. Como ação para este projeto, haverá a distribuição de material educativo (folders sobre os princípios e indicações dos exames radiológicos da Organização Mundial da Saúde, traduzidos pelo Instituto Politécnico de Coimbra e adaptado pelo CBR) e webinar para discussão; atividades em conjunto com multiespecialidades e com representantes dos pacientes serão aplicadas. Já o Projeto 02: “Divulgação das 10 ações Bonn for Action em Proteção Radiológica”, visa fortalecer a cultura de proteção Radiológica incluindo justificação (auditoria, adequação); otimização dos exames radiológicos (adequando a dose para a menor possível com a qualidade mantida). E com o Projeto 03: “Estratégias de estabelecimento de níveis de referência em tomografia para crianças e adultos para evitar valores acima ou abaixo do valor determinado”, esperamos sugerir níveis de referência de tomografia de acordo com as características do biotipo da população brasileira. Este projeto faz parte do meu pós-doutorado com estabelecimento de níveis de referência diagnóstica, e trouxemos para o CBR para fortalecer a educação para a equipe multidisciplinar no tema que reflete na segurança do paciente.

ACESSE AQUI O FOLDER SOBRE EXAME RADIOLÓGICO.

ACESSE AQUI O FOLDER SOBRE INTERVENÇÃO RADIOLÓGICA.

ACESSE AQUI O FOLDER SOBRE TOMOGRAFIA.

SBP NOTÍCIAS – Por que é tão importante a atitude crítica e a atenção individualizada do pediatra na hora de solicitar os exames de imagem?

MB – Para evitar a exposição desnecessária das crianças à radiação. O exame radiológico é seguro e proporciona benefícios aos pacientes se bem indicados (Justificados). A campanha pode contribuir com o médico na redução da exposição ao paciente. Se não tiver indicação precisa, não há benefício na sua utilização. A preocupação com a criança é devido a maior longevidade. Segundo a Comissão Internacional de Proteção Radiológica, o risco da exposição à radiação, apesar de pequeno, é maior em crianças menores de 10 anos. Os pediatras podem contribuir no fortalecimento do aumento da conscientização.

SBP NOTÍCIAS – Qual mensagem gostaria de deixar aos pediatras brasileiros sobre a campanha?

MB – “A educação é o caminho para solicitação do exame correto na hora certa”, esse é o slogan da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). Aproveito para agradecer a toda diretoria da SBP, a qual proporciona maior adesão das recomendações para os médicos solicitantes aderirem a campanha e reduziram a realização de exames não adequados e esperamos contar com a SBP na divulgação das ações a fim de fortalecer a conscientização dos pediatras e da população.