SBP e Childhood Brasil preveem ações de prevenção contra abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A ampliação das formas de proteção da infância e adolescência contra a violência sexual - e do assédio sexual desse público via internet - foi debatida em reunião entre representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Childhood Brasil. O encontro virtual ocorrido na última sexta-feira (30/4) teve como objetivo central uma proposta de parceria para a realização de ações que visem proteger crianças e adolescentes contra os abusos e a exploração sexual.

Representando a SBP estavam a coordenadora e membro do Grupo de Trabalho Saúde Digital, dras. Evelyn Eisenstein e Susana Estefenon, respectivamente; Antônio Peres, gerente comercial representante da diretoria da SBP; e os assessores de comunicação Milton Júnior e Leonardo Martes, responsáveis ​​por traçar as estratégias de comunicação da ação conjunta. Pela Childhood Brasil, Laís Peretto e Eva Dengler, que compõem a diretoria da instituição.

Entre as partes, está em análise e estruturação a realização de uma live voltada ao público em geral no dia 12 de julho, véspera da comemoração do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na ocasião, está previsto um debate sobre o documento científico # Sem Abusos #Mais Saúde , produzido pelo Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital da SBP, e uma mobilização nacional em torno da prevenção dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

“Importante firmarmos parcerias com instituições de renome internacional para combater a questão do abuso sexual, especialmente feitos de forma on-line. Os pais e os pediatras precisam cuidar das ações das crianças na internet ”, enfatizou dra. Evelyn.

“Precisamos educar as pessoas a trabalharem com o conteúdo de prevenção contra abusos nas escolas também. Queremos multiplicar essa ideia de treinamento para que os professores possam trabalhar o tema de forma correta ”, complementou Laís Peretto.

Já a gerente de Programas e Relações Empresariais, Eva Dengler, ressaltou “a importância de uma SBP ser uma parceira nas questões que envolve a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, sobretudo na questão dos abusos sofridos por elas”.

CHILDHOOD BRASIL - Certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), uma Childhood Brasil é referência mundial na luta contra abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes. A instituição trabalha por meio de programas e projetos para que a proteção da infância e da adolescência seja pauta de políticas públicas e privadas.

Para fazer isso, formam parcerias com empresas, sociedade civil e governos, e oferecem informação, soluções e implementação para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.