SBP e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal realizam tratativas com intuito de formar nova parceria

Tratativas de nova parceria entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) estão em andamento. Diretores das duas instituições se reuniram nesta semana para uma nova rodada de apresentação dos projetos em execução, a fim de discutir possibilidades de parcerias com foco na saúde das crianças e adolescentes.

“Temos interesse em retomar a parceria com esta importante instituição, que agrega valores formidáveis aos cuidados com nossas crianças, especialmente as que estão na primeira infância. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é referência em muitos projetos educacionais e que estão em consonância com os princípios da SBP. Sem dúvida, será uma parceria que renderá bons frutos para todos nós”, declarou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Entre os projetos apresentados pela SBP está o lançamento da recente campanha Informar, amamentar, imunizar, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); o Curso Itinerante de Neurodesenvolvimento em diversas cidades do Brasil; a alta produção científica produzida pelos Departamentos – com destaque para o Manual sobre Uso de Máscaras em Tempos de Covid-19, Caderneta de Saúde da Criança, Manual Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, Criança e Natureza –, além de cartas e manifestos sobre os mais diversos aspectos relacionados aos cuidados com a saúde infantojuvenil.

Já os representantes da FMCSV expuseram projetos como o “Nenê do Zap”; o guia de recomendações aos municípios para a retomada das atividades na educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19; além de posicionamentos sobre ações de políticas públicas.

ESTREITAMENTO – A primeira parceria entre a SBP e a FMCSV ocorreu em 2015, com a realização conjunta a campanha Receite um Livro. Neste ano, a reaproximação se deu com o apoio institucional da SBP no lançamento do Guia de Brincadeiras Domésticas para famílias com crianças de zero a seis anos de idade, produzido pelas Fundações Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú Social.

A iniciativa apresenta uma série de atividades lúdicas, que podem ser realizadas individualmente ou em conjunto com pais ou cuidadores. Divididas por faixa etária e para determinados dias da semana, as brincadeiras selecionadas auxiliam no desenvolvimento infantil e tem como base quatro fundamentos: promover o afeto; ampliar a capacidade de interação e de comunicação; ajudar nas descobertas; e ensinar através do brincar.

“Da mesma forma que analisamos e apoiamos o lançamento deste Guia, vamos analisar cada um dos materiais e faremos novos encontros para definirmos quais outros projetos serão apoiados e colocados em execução, selando assim, uma nova parceria”, antecipou dra. Luciana.