SBP é homenageada durante 17ª ExpoEpi, que celebrou 50 anos do PNI e outros agentes que atuam pela vacinação no Brasil

Em função de suas relevantes contribuições para o País no âmbito da imunização, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi uma das entidades homenageadas durante a sessão de abertura da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi). A cerimônia, que também comemorou os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), foi realizada na última terça-feira (7), em Brasília (DF), e contou com a presença do vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, representando a entidade.

Promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVSA), a 17ª ExpoEpi teve como intuito apresentar e premiar os profissionais, gestores e entidades de saúde do país que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. O encontro funcionou como um espaço para a troca de conhecimentos entre gestores, movimentos sociais, academia e profissionais do SUS.

“Entre as várias homenagens prestadas durante a sessão de abertura, a SBP e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) foram as únicas duas instituições agraciadas. Esse é o reconhecimento de um trabalho executado, ao longo de vários anos, sempre em prol da vacinação e em defesa da saúde de crianças e adolescentes como um todo. A SBP agradece a honraria em nome de todos os pediatras brasileiros”, disse o dr. Edson Liberal.

AÇÕES – Somente neste ano, a SBP e suas filiadas já capitanearam diversas atividades para incentivar a imunização da população pediátrica. Neste mês, a entidade lançou, em parceria com o Instituto Questão de Ciência (IQC) e o Instituto Maurício de Souza, uma revistinha sobre “Fake News da Vacinação”. A campanha “Hesitação vacinal: o que o pediatra precisa saber”, que visa combater a desinformação contra as vacinas, também vem sendo promovida pela entidade, em 2023, por meio de suas redes sociais e outros canais de comunicação, inclusive com a divulgação de um documento científico a respeito do tema.

Além disso, em março, foi realizado um treinamento para presidentes de filiadas estaduais e outras lideranças da pediatra, com o intuito de qualificar os especialistas a corrigir fake news quando encontradas na prática clínica. A pesquisa “Hesitação vacinal: por que estamos recuando em conquistas tão importantes?” também foi realizada pela SBP, com cerca de mil pediatras, para entender o atual cenário de baixas coberturas vacinais do País, diagnosticar o problema e oferecer soluções mais assertivas.

Ao todo, cerca de mais de dois mil profissionais participaram da ExpoEpi, que é considerado o maior evento do País na área de vigilância em saúde. A edição de 2023 é considerada fundamental para a agenda de preparação para futuras pandemias e emergências, uma das prioridades do governo federal. Entre os pontos altos da ExpoEpi, destaque para a “Exposição dos 50 Anos do PNI”, que ofereceu uma retrospectiva detalhada do Programa.