O Departamento Científico de Nefrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Departamento de Nefrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) acabam de publicar conjuntamente o manual de orientação “Os desafios da pandemia e a vacinação covid-19 na população pediátrica com diagnóstico de síndrome nefrótica, síndrome hemolítico-urêmica, doença renal crônica, em terapia dialítica e submetidas a transplante renal”. O documento ressalta que a presença de comorbidades pode representar fator de risco para covid-19 mais graves nessa faixa etária e, por isso, a vacinação, especialmente para este grupo, é essencial para conferir proteção direta e prevenir contra este risco potencial.
ACESSE AQUI O DOCUMENTO.
Os especialistas salientam, entretanto, que grande parte das crianças com covid-19 cursa de forma assintomática ou apresenta sintomas leves, mesmo aquelas com doença renal crônica (DRC), imunossuprimidas por glomerulopatias ou submetidas ao transplante renal. O documento frisa ainda que, além da proteção direta, as vacinas pediátricas contra a covid-19 reduzem as taxas de transmissão do vírus e o surgimento de novas variantes. E destaca que os eventos adversos são raros e leves e que os benefícios se sobrepõem aos riscos.
De acordo com o manual, pacientes imunocomprometidos podem não desenvolver resposta imune suficiente após duas doses da vacina. Nestes casos, é recomendada a aplicação de dose adicional da vacina para melhorar essa resposta, de acordo com estudos publicados nos últimos meses sobre a imunogenicidade das vacinas covid-19 em diferentes populações de indivíduos imunocomprometidos.
Os especialistas destacam, ainda, considerando a pandemia e a vacinação contra covid-19, alguns pontos em relação às crianças e adolescentes com as comorbidades exploradas no documento. Entre elas, a abordagem dessas doenças durante a pandemia; quais são as restrições; como agir caso esses pacientes sejam infectados com covid-19; recomendações para vacinação covid-19; ocorrência de recidivas; e outros.
O Departamento Científico de Nefrologia da SBP é composto por: dra. Nilzete Liberato Bresolin; dra. Erika Costa Moura; dra. Anelise Uhlmann; dr. Arnauld Kaufman; dra. Clotilde Druck Garcia; dra. Emília Maria Dantas Soeiro; dra. Kathia Liliane da Cunha Ribeiro Zuntini; dra. Lucimary de Castro Sylvestre; dra. Maria Cristina de Andrade; e dr. Paulo Cesar Koch Nogueira.
Já o Departamento de Nefrologia Pediátrica da SBN é composto por: dra. Maria Goretti Moreira Guimarães Penido; dra. Lilian Monteiro Pereira Palma; dr. Arnauld Kaufman; dr. Marcelo de Sousa Tavares; dr. Olberes Vitor Braga de Andrade; dra. Rejane de Paula Bernardes; e dra. Vera Hermina Kalika Koch.
O documento contou, ainda, com a colaboração dos seguintes especialistas: dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima; dr. Charles Yea Zen Chow; dra. Suelen Bianca Stopa Martins; e dra. Suzana Friedlander Del Nero Camargo.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32