Os graves efeitos do consumo de álcool na gestante, feto e recém-nascido foram alvo de discussão com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP). O encontro contou com a presença da dra. Helenilce Costa, membro da Assessoria da Presidência para Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Também estiveram presentes a presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, dra. Renata Waksman; a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS-SP, Athene de Marco Mauro; e a representante do Instituto Olimpo Marques de Paulo, Sara Machado de Assis.
A fim de entender as consequências para as crianças a curto e longo prazo e a frequência do consumo de álcool na gravidez, os especialistas enfatizaram a necessidade de coletar dados através de questionários na pré-consulta do pré-natal. Além disso, foi destacada a importância da divulgação diária nos vagões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e foi proposta a elaboração de vídeos de um minuto para informar gestantes, pais e famílias sobre os riscos a que as crianças podem estar expostas.
“A reunião foi muito profícua em estabelecer parceria da SPSP com a SMS-SP. Pretendemos propagar estas parcerias para todo o território nacional juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria e por que não o Ministério da Saúde”, ressalta a dra. Helenilce.
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19