SBP e STOP lamentam morte do pediatra Hélio Maués, um dos pioneiros da pediatria tocantinense

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) comunicam o falecimento do pediatra dr. Hélio Hermenegildo Marques Maués, aos 62 anos, na última segunda-feira (4), em Brasília (DF). O corpo foi cremado em Valparaíso (GO), na terça-feira (5).

“A pediatria tocantinense se alegra por ter tido a honra e a oportunidade de tê-lo como membro atuante. Um profissional exemplar, sempre na busca da valorização do pediatra em prol do melhor para os pequeninos. Que seu exemplo e legado inspire as novas gerações de pediatras a buscarem excelência e ética. Ele trilhou seu caminho e cumpriu a sua missão. Deus o receba e ampare”, declarou a presidente da STOP, dra. Elaine Lobo.

Graduado em medicina pela Universidade do Pará (UFPA), tornou-se especialista em pediatria pela SBP e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) e mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Seu trabalho e dedicação à pediatria ultrapassaram as barreiras do atendimento ambulatorial e se estenderam à vida associativa na constante luta pelos direitos dos pediatras no Tocantins. O dr. Hélio Maués foi presidente da STOP por dois mandatos consecutivos (1998 – 2002). Atuou como coordenador regional e instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da SBP de 2007 a 2017, e integrou a diretoria da SBP como membro do Conselho Fiscal entre 2013 e 2015.

O pediatra também atuou na implementação da UTI Neonatal no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, onde exerceu a profissão em programas voltados aos recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual era defensor.

Dr. Hélio foi diretamente responsável pela aprovação da Lei 1.233/2003, que instituiu a obrigatoriedade de presença de profissional de saúde habilitado em reanimação neonatal em salas de parto de maternidades públicas e privadas na capital do estado.

Além disso, o especialista foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) e vice-presidente do Sindicato dos Médicos no Tocantins (SIMED-TO).