A mobilização para a vacinação; a prevenção da gravidez na adolescência; o enfrentamento da prematuridade e mortalidade infantil; a defesa da criança migrante; e a promoção da Certificação Nacional de Unidades Amigas da Primeira Infância. Estes foram alguns dos temas discutidos entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no último dia 25 de janeiro, em Salvador (BA).
No encontro entre a diretoria-executiva da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, e a especialista em saúde do Unicef – Região Nordeste, dra. Francisca Maria Andrade, foi desenvolvido um plano de ações conjuntas para 2019. Um dos destaques desse planejamento é o fortalecimento da promoção e divulgação da Campanha de Vacinação, a fim de contribuir para ampliar o quadro atual de cobertura vacinal no País.
Para a dra. Maria Tereza, a parceria, retomada no ano passado entre a SBP e o Unicef, tonifica o trabalho em prol das crianças e adolescentes no Brasil. “Essa reaproximação entre as duas organizações – que têm larga experiência e uma história importante na promoção e defesa dos direitos da saúde infantojuvenil – fortalece e amplia as oportunidades de resultado”, destacou.
“São instituições com formatação diferentes, mas com uma agenda em comum, com elementos voltados para a saúde da população pediátrica. Nesse momento, essa parceria vem propiciar a realização de uma proposta integrada, permitindo, assim, com o apoio também de nossas filiadas, ações em diferentes eixos voltados à promoção da saúde de crianças e adolescentes, ampliando os resultados e fortalecendo a pediatria”, comemora.
CERTIFICAÇÃO – Entre as ações discutidas, ela também destacou o projeto apoiado pelo Unicef “Unidades Amigas da Primeira Infância”, que certificará programas e ações que visam o desenvolvimento saudável dos pequenos. “O Unicef já está apoiando uma iniciativa nesse sentido na Região Nordeste e a intenção é que, a partir desse trabalho conjunto com a SBP, seja possível ampliar para todo o território nacional, com o envolvimento pleno das nossas filiadas”, explica a dra. Maria Tereza.
A diretora-financeira da SBP frisa ainda que outros temas importantes foram discutidos. “São ações que resumem objetivos comuns das duas instituições, como a questão da gravidez na adolescência; discussões sobre a incidência da prematuridade no Brasil e como as ações de saúde podem melhorar essa situação e a sua relação com a mortalidade infantil; a questão da criança migrante, especialmente com os eventos mais recentes no Norte do Brasil; entre outras”, acentua.
De acordo com a dra. Maria Tereza, outra questão mais específica discutida na reunião é a possibilidade da SBP, juntamente com o Unicef, encaminhar ao Ministério da Saúde algumas proposições relacionadas com a situação da saúde da criança através do pediatra. Uma delas é a organização de uma oficina ou workshop onde serão convidados representantes de diferentes áreas (técnicas e políticas) do Ministério e de instituições de ensino, com representação importante dos Departamentos Científicos da SBP.
“A ideia é promover um encontro voltado para a saúde da criança e do adolescente na atenção primária. Como melhorar isso no Sistema Único de Saúde (SUS)? A intenção é que seja uma promoção da SBP, com uma agenda ainda a ser definida. Nosso intuito é poder, nessa oficina, consolidar proposições a serem apresentadas no âmbito da gestão do SUS voltados para a saúde da população pediátrica”, finaliza.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12