Os presidentes e vice-presidentes das 27 filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), juntamente com a diretoria executiva e os membros do Departamento Científico de Imunizações da instituição estiveram reunidos em uma imersão e treinamento sobre a hesitação vacinal. Durante dois dias (31/3 3 1/4), os participantes conheceram as melhores estratégias para combater e corrigir a desinformação na prática clínica da pediatria, e aumentar a adesão às vacinas.
O evento foi realizado pela SBP em parceria com o Instituto Questão de Ciência (IQC), com o apoio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Instituto Butantan e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Compuseram a mesa solene de abertura os drs. Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP; Natália Pasternak, presidente do IQC; Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm e presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); Lely Guzman, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS); e Ana Goretti Kalume Maranhão, representante do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde.
“Com todo esse conjunto de informações que recebemos ao longo dos meses é que pensamos na realização desse evento. O grande impacto das imunizações das populações do planeta é a vacinação infantojuvenil, um tema de grande responsabilidade dos pediatras, profissionais que encontram as crianças logo no início da vida. Com muita honra, a SBP, em parceria com o IQC, organizou esse evento oportuno, e queremos que vocês, representantes de todos os pediatras brasileiros, levem esses ensinamentos aos seus estados e propaguem o que a ciência traz para nós”, disse dr. Clóvis Francisco Constantino, em seu discurso.
A presidente do IQC, dra. Natália Pasternak, reforçou em sua fala sobre o trabalho da instituição no combate à desinformação e que, por meio de parcerias como esta firmada com a SBP, outras ações podem ser feitas. “Esse evento é uma dessas ações e mostrará quais evidências científicas podemos usar no combate à desinformação”, salientou.
Já a dra. Ana Goretti, enfatizou que o tema hesitação vacinal é importante para todos os profissionais que lidam com crianças e vacinas. Segundo ela, esse é um dos maiores desafios atualmente no Brasil. “Se faz urgente elevarmos nossa cobertura vacinal para que o País volte a ser referência mundial. Reverter esse quadro é urgente e fundamental”, disse.
Em seu discurso, dr. Renato Kfouri frisou que o evento nasceu da necessidade de se ter ferramentas, instrumentos e habilidade para tratar sobre hesitação vacinal. “Embora muitos de nós não atuemos de maneira empírica, a ciência nos diz como podemos lidar com essa situação, seja na prática individual ou sistêmica na forma digital. Espero que todos nós sejamos multiplicadores desse aprendizado em nossas regiões tão diversas”, reforçou.
Em suas falas, a representante da OPAS, dra. Lely Guzman, disse que “a pandemia trouxe grandes desafios, entre eles a vacinação e que os profissionais de saúde pública são os que têm o poder de fazer com que a população volte a confiar nas vacinas”, enquanto o presidente da APM, dr. José Luiz, destacou a priorização do Estado de São Paulo para que o Brasil volte a ocupar o topo do ranking dos países que mais se vacinam.
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03