SBP investe na integração entre filiadas para fortalecer a pediatria de Norte a Sul

Fortalecer a pediatria e aprimorar a assistência em saúde de crianças e adolescentes, por meio do intercâmbio de experiências exitosas nas áreas da educação médica e gestão institucional. Esse é o objetivo do projeto Adote uma Filiada, iniciativa idealizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que consiste no apadrinhamento de uma filiada estadual com menos estrutura por outra filiada de grande porte e com mais tempo de atuação.

“A ideia do projeto surgiu ainda na gestão 2019-2021, quando a Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPM) recebeu o apoio da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). Como o resultado foi bastante positivo, nossa intenção é incentivar e fortalecer essa iniciativa, contribuindo assim para aperfeiçoar as ações desenvolvidas em entidades apadrinhadas, em função das demandas específicas verificadas em cada estado”, informa o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Em 2023, para retomar o projeto, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) foi convidada a promover ao longo do ano uma troca sistemática de informações junto à Sociedade Amapaense de Pediatria (SAP), sob a coordenação de suas respectivas presidentes, dras. Renata Waksman e Camila Salomão. “Conforme solicitado pela SAP, vamos atuar sobretudo fornecendo suporte na organização de aulas on-line para reforçar a prática dos pediatras em seu dia a dia de atendimentos”, sintetiza a presidente da SPSP, dra. Renata Waksman.

No dia 9 de fevereiro, ocorreu o primeiro encontro virtual da iniciativa, que levou aos especialistas do Amapá orientações sobre sepse, ministradas por experts da SPSP no assunto. Os temas da área de Emergências Pediátricas serão o foco do primeiro módulo de aulas, coordenado pela dra. Graziela Sukys, presidente do Departamento Científico (DC) de Emergências da SPSP. A cada 15 dias, sempre às quintas, a programação abordará tópicos como: parada cardiorrespiratória e arritmia; síncope; anafilaxia; crise asmática; sequência rápida de intubação; e mais. Além disso, os pediatras também foram convidados a participar das reuniões mensais do DC. 

De acordo com a presidente da SAP, dra. Camila Salomão, apesar da enorme demanda, o Amapá ainda conta com profundas carências na assistência à população pediátrica. Somado a isso, a grande distância em relação a outros centros urbanos dificulta a atualização dos especialistas. “Diante desse cenário, a aproximação com a SPSP será de grande valia, sobretudo na área de educação continuada. Estamos bastante empolgados e felizes com as perspectivas desta parceria”, afirma. 

"Convidamos outras filiadas a tomarem iniciativas semelhantes, a lembrar o slogan da atual gestão: SBP & Filiadas", lembra o presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino.