SBP lamenta morte da Professora Carole Leslye Marcus, referência mundial em Medicina do Sono

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio de seu Departamento Científico de Medicina do Sono, se solidariza com os familiares e amigos da cientista dra Carole Leslye Marcus, professora de Pediatria do Hospital de Crianças da Filadélfia e Universidade da Pensilvânia (CHOP and Penn), pela sua morte ocorrida no dia 19, após breve hospitalização.

“A professora Carole ou Doctor Marcus, como era conhecida, foi uma pessoa doce, generosa, aventureira, inteligente, dedicada, prática, ética, trabalhadora e maravilhosa. Era uma clínica pediatra acima de tudo, investigadora e educadora que deixou uma legião de amigos, colegas, estudantes e admiradores em todo o mundo. Ela melhorou a vida de muitos pacientes através de sua expertise e do impacto de suas pesquisas”, comenta a presidente do Departamento Científico de Medicina do Sono da SBP, dra. Lucila Bizari Fernandes do Prado.

Carole era Diretora do CHOP Sleep Center a do CHOP Clinical and Translational Research Center/Center for Human Phenomic Science e trabalhou com pediatras da Penn como Diretora Associada do Instituto de Medicina Translacional e Terapêutica.

Cresceu na África do Sul, onde obteve sua graduação em medicina na Universidade de Witwatersrand, completou a residência médica em Pediatria no SUNY, Brooklyn e Pneumologia Pediátrica no Hospital Infantil de Los Angeles (EUA). Foi professora da Johns Hopkins de 1991 a 2003 e mudou-se para a CHOP e Penn desde então.

Carole era reconhecida internacionalmente por sua expertise em Medicina do Sono. Seus estudos versaram em aspectos fisiológicos e a patogênese da apneia do sono em crianças, descrevendo o papel da anatomia e do controle neuromotora da via aérea superior do nascimento até a adolescência. Nos últimos anos, fez parte de pesquisas multicêntricas para estudas os efeitos neurocomportamentais da apneia do sono e da importância da adenoamigdalectomia no tratamento desta doença.

“Foi uma líder em sua breve carreira e recebeu vários prêmios, dentre eles William C. Dement Academic Archievement Award in Sleep Medicine. Sempre advogava a interdisciplinaridade nos cuidados da criança com distúrbios de sono. Sentiremos muito sua falta e sempre permanecerá em nossa memória”, lamenta a dra. Lucila.