SBP lança Álbum das Famílias

A violência contra crianças e adolescentes pode ser prevenida. A lembrança abre o Álbum das Famílias – publicação que a SBP lança agora, viabilizada pelo convênio feito com o Ministério da Saúde. Tendo como público alvo a população em geral, é um material que visa facilitar o trabalho dos profissionais que atuam com crianças, adolescentes …

A violência contra crianças e adolescentes pode ser prevenida. A lembrança abre o Álbum das Famílias – publicação que a SBP lança agora, viabilizada pelo convênio feito com o Ministério da Saúde. Tendo como público alvo a população em geral, é um material que visa facilitar o trabalho dos profissionais que atuam com crianças, adolescentes e suas famílias, facilitando o diálogo, a reflexão e as mudanças de comportamento, através da interação em grupos. Em linguagem simples, o guia foi organizado em tópicos que abordam todas as formas de violência intrafamiliar: física, psicológica, sexual, negligência. Foi adaptado pela dra. Rachel Niskier Sanchez, coordenadora de campanhas e representante da SBP no Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fórum DCA, do Livro das Famílias – publicação feita pela SBP e pelo Ministério da Saúde/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/ Instituto Fernandes Figueira/ Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/ Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves).

Dra. Rachel informa que o Álbum seriado acaba de ser enviado às 27 filiadas da SBP, às quais cabe realizar um planejamento de sua distribuição. “Para que seja otimizada, o ideal é que a utilização do material seja precedida de preparação dos monitores, com a leitura do Livro das Famílias, e do Guia de Atuação Frente a Maus-Tratos na Infância e na Adolescência, que também traz orientações para pediatras e demais profissionais da área” (SBP, Ministério da Saúde /Fiocruz/ ENSP/ Claves, Ministério da Justiça, 3ª edição em 2005), acrescenta. Foram produzidos 2.300 Álbuns das Famílias, cuja medida é 46 x 46 cm.