SBP lança guia prático de avaliação do crescimento infantil


O Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta terça-feira (27) o Guia Prático de Atualização “Avaliação do crescimento infantil: entendendo o WHO Anthro e o WHO Anthro Plus. O objetivo é orientar os pediatras no uso correto dos aplicativos desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e facilitar a aplicação das curvas de referência de crescimento para crianças de zero a cinco anos (Anthro) e de cinco a 19 anos (Anthro Plus).

ACESSE AQUI O GUIA PRÁTICO.

Estes dois programas estão disponíveis gratuitamente no site da OMS e podem ser instalados tanto em computadores de mesa como em notebook com sistema operacional Windows. É adotado desde 2006 por vários países que apoiaram os novos padrões de crescimento propostos pela OMS.

O Guia Prático de Atualização ensina o passo a passo de instalação e o manuseio da plataforma. Os aplicativos consistem em três módulos:

  • Anthropometric calculator – Calculadora antropométrica: avaliação pontual da criança e adolescente;

  • Individual assessment – Avaliação individual: acompanhamento individual e longitudinal de crescimento e ganho de peso;

  • Nutritional Survey – Inquérito nutricional: avaliação do estado nutricional de grupos populacionais.

No Anthro, o programa fornece uma folha de dados detalhada para crianças, em que o usuário deverá preencher as informações levando em consideração os padrões da OMS, que incluem data de nascimento, nome dos pais, data da consulta e as características físicas da criança como comprimento/altura, peso (o programa calcula o IMC), circunferência da cabeça, circunferência do braço (MUAC ou PB), prega cutânea tricipital e subescapular.

“Também é possível avaliar o desenvolvimento motor. Os resultados são processados e exibidos automaticamente quando os campos obrigatórios são concluídos. Um conjunto de cores (verde, laranja, vermelho e preto) é utilizado para que o usuário saiba se valores específicos referentes ao desenvolvimento físico da criança respeitam limites normais ou não”, orienta o Guia.

Já o Anthro Plus avalia apenas peso, altura e IMC para avaliação nutricional, e faz um inquérito resumido sobre: maturação sexual (idade da menarca/ espermarca); atividade física (horas por semana de atividades e tempo de TV); consumo de frutas e vegetais; Pressão arterial; nível de colesterol sérico. O programa Anthro plus é utilizado para os maiores de 5 anos.

O Departamento Científico de Nutrologia da SBP é composto pelos drs. Virgínia Resende Silva Weffort; Hélcio de Sousa Maranhão; Carlos Alberto Nogueira de Almeida; Jocemara Gurmini; Junaura Rocha Barretto; Mauro Fisberg; Mônica de Araújo Moretzsohn; Rafaela Cristina Ricco; e Valmin Ramos da Silva.